Brasil está entre os três países com os viajantes mais conectados do mundo

Por Redação | 06 de Julho de 2015 às 13h20
photo_camera Fonte: Reprodução

O smartphone é um dos maiores companheiros dos viajantes da atualidade, segundo um estudo realizado pelo TripBarometer Viajante Conectado, do site Trip Advisor. A pesquisa foi realizada com 34 mil turistas de todo o mundo e define o perfil dos viajantes que usam os dispositivos móveis para planejar viagens e fazer reservas, sendo eles 42% do total.

A América do Sul é a região com a maior quantidade destes viajantes, sendo 57%, seguida do Oriente Médio, com 55% e Ásia, com 49%. Em relação aos países, o Brasil fica na terceira colocação, com 59%, ficando atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

Uma das usuárias do Trip Advisor, Ariane Ianicelli, disse que para ela não existe a possibilidade de viajar sem usar o smartphone. "Além de fazer todo o planejamento por meio do aparelho, durante as férias, eu o utilizo para fazer o check-in e já aproveito para tirar fotos com os meus amigos no aeroporto para mostrar a todos como viajar me deixa feliz. Apesar de planejar o roteiro com base nas avaliações dos viajantes com antecedência, meu smartphone me ajuda a encontrar diferentes opções de restaurantes e atrações perto do local onde estou no momento", afirma.

Ainda segundo o estudo, 45% destes "Viajantes Conectados" usam os seus aparelhos para reservar atividades. Cerca de 72% deles usam para procurar restaurantes durantes as férias e 34% esperam a possibilidade dessas acomodações oferecerem check-in via smartphones.

Adam Medros, vice-presidente sênior de Produtos do TripAdvisor, fala sobre o levantamento: "Enquanto as reservas de viagens por meio de dispositivos móveis encontram-se em ascensão entre os turistas, para os Viajantes Conectados o smartphone é uma companhia essencial durante suas viagens. Por meio de aplicativos de viagens, esse perfil de público busca atrações e restaurantes perto de onde se encontram naquele momento. Eles também são mais propensos a usarem seus smartphones como uma ferramenta de reserva, antes e durante a viagem", relata.

O número de usuários que utilizam os smartphones para fazer reservas dobrou em relação a 2014. No ano passado, 4% dos entrevistados disseram usar aplicativos para isso e, neste ano, já são 8%. Entre os "Viajantes Conectados", este número é de 11%. Um a cada cinco turistas afirma utilizar os smartphones por serem uma ferramenta mais prática e rápida e 29% acreditam ser uma forma de encontrar preços mais em conta.

Os notebooks e computadores ainda são os dispositivos mais usados para fazer as reservas, com 50% e 32% respectivamente. Em relação ao uso dos aparelhos para reservar atividades de viagens, 55% usam notebooks e 45% preferem os smartphones.

O levantamento faz parte do estudo TripBarometer, realizada para a TripAdvisor pela Ipsos, e contou com 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro mundial.

A pesquisa completa pode ser vista no site do TripAdvisor.

Fonte: TI Inside, TripAdvisor

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.