Publicidade

Bloqueio de celulares piratas começa em 24 de março no Norte, Sudeste e Nordeste

Por| 21 de Março de 2019 às 14h25

Link copiado!

Bloqueio de celulares piratas começa em 24 de março no Norte, Sudeste e Nordeste
Bloqueio de celulares piratas começa em 24 de março no Norte, Sudeste e Nordeste
Tudo sobre Anatel

Os celulares piratas de mais 15 estados deixarão de funcionar a partir do dia 24 de março, na última etapa de um programa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) voltado para coibir o uso de smartphones sem certificação. A nova onda de impedimentos atinge as regiões Norte (Roraima, Pará, Amapá e Amazonas), Nordeste (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco e Sudeste (São Paulo e Minas Gerais).

O bloqueio vale para todos os aparelhos que foram habilitados a partir do dia 7 de janeiro. Na ocasião, os usuários de dispositivos sem certificação receberão notificações pelos próprios aparelhos, informando sobre o iminente impedimento e o fato de estarem utilizando um smartphone irregular. Eles permanecem funcionando, mas estão em seus últimos dias de vida.

Esta é a última etapa do programa Celular Legal, lançado pela Anatel em fevereiro de 2018 e que, agora, passa a abranger todo o território nacional. De acordo com os dados da agência, mais de 244 mil celulares já foram bloqueados em todo o Brasil por não apresentarem condições adequadas de uso, representando riscos para seus usuários.

Os celulares sem certificação são aqueles não fabricados de maneira legítima, conhecidos como “xing-ling” e que, muitas vezes, tentam emular a aparência de dispositivos de marcas renomadas ou de sistemas operacionais reconhecidos. Eles são de baixa qualidade e dificilmente entregam o que prometem, se assemelhando mais a feature phones do que smartphones.

Continua após a publicidade

Celulares importados de marcas como Xiaomi, Oppo, Vivo e outros não fazem parte da lista de bloqueios, assim como iPhones e outros smartphones presentes de forma oficial por aqui, mas que tenham sido comprados fora do país. Por mais que eles não tenham sido homologados pela Anatel, os dispositivos fazem parte da lista global da GSMA, entidade que regula o mercado mobile internacionalmente, e estão aptos e em condições seguras de operarem nas redes brasileiras.

A condição dos celulares pode ser checada no site do programa Celular Legal. Com o número do IMEI, os usuários podem conferir se o modelo que usam está certificado e permanecerá funcionando após os bloqueios. A página também oferece informações sobre a iniciativa, as datas de bloqueios nos diferentes estados e o que fazer caso seu aparelho vá ser desativado.

Após o dia 24 de março, aparelhos xing-ling não mais poderão funcionar no Brasil, tendo a habilitação impedida automaticamente pela rede. Os mais antigos, que ainda estão em operação desde antes do anúncio dos bloqueios, continuarão funcionando desde que o número não seja trocado. São pouquíssimos os casos aqui, já que, como indica a Anatel, tais modelos são de baixa qualidade e não possuem uma vida muito longa, além de deixarem os usuários na mão, o que acaba motivando a busca por um celular legítimo.

Continua após a publicidade

Fonte: Anatel