BlackBerry vai lançar dois novos aparelhos com Android em 2016

Por Redação | 08.04.2016 às 14:34 - atualizado em 08.04.2016 às 14:52

As vendas abaixo do esperado do Priv, o primeiro smartphone com Android da BlackBerry, não assustaram a empresa. Muito pelo contrário, a companhia ainda está apostando no sistema operacional do Google e anunciou que, em 2016, vai lançar dois novos dispositivos do tipo, um apenas com touchscreen e outro trazendo o tradicional teclado físico, que é uma das identidades da fabricante.

Os aparelhos serão de médio porte, com configurações mais modestas e preço mais baixo. De acordo com o presidente da BlackBerry, John Chen, o mercado se mostrou bastante interessado na união entre a segurança das aplicações da empresa com a versatilidade do Android, e isso levou a fabricante a reforçar seu compromisso com a plataforma, sem deixar de lado seu próprio sistema operacional.

Mas se todos curtiram a ideia, o que levou às baixas vendas do Priv, que ficaram bem aquém do esperado até mesmo pela própria empresa? A culpa é do preço, segundo Chen, que fez com que a expectativa de 850 mil unidades comercializadas se transformasse em cerca de 600 mil no mundo real.

Para o executivo, estrear nesse mercado com um dispositivo de alto padrão não foi uma boa estratégia. O mercado corporativo, principalmente, não precisava de tamanho poder de processamento e, sendo assim, muitas das empresas acabaram preferindo opções mais tradicionais em termos de Android, mesmo tendo se sentido atraídas pela proposta da BlackBerry.

É por isso que, agora, a ideia é colocar o pé no freio, de forma a angariar consumidores e retomar o poder da marca. Chen diz ver que um preço de US$ 400 para baixo seria o ideal, e firmou um compromisso de alcançar esse valor com os novos dispositivos. 2016 será um ano decisivo, pois o CEO já afirmou mais de uma vez que, se a BlackBerry não chegar a números no azul até o final de dezembro, uma proposta de abandono do setor de hardware começará a ser considerada.

O lançamento de novos BlackBerries com Android já havia sido cogitado antes. No final do ano passado, por exemplo, antes mesmo da chegada do Priv, vazaram na internet especificações e imagens de um aparelho batizado como Vienna. A presença de um teclado físico, mas sem a possibilidade de ocultá-lo por trás da tela, já fazia pensar na possibilidade de chegada de um Android com configurações mais modestas. É possível que esse seja um dos dispositivos citados por Chen.

Fonte: The National