BlackBerry Passport rodando Android aparece em canal brasileiro no YouTube

Por Redação | 25 de Agosto de 2015 às 10h18
photo_camera Divulgação

Não é de hoje que circulam rumores sobre a BlackBerry adotar o Android em alguns modelos de seus smartphones. E tudo indica que o primeiro deles será o Passport, lançado há pouco menos de um ano por US$ 599.

Uma demonstração do dispositivo rodando o sistema operacional móvel do Google foi postada no canal brasileiro Dudu Rocha Tec., no YouTube. O aparelho em questão é a edição Silver, uma versão com um hardware um pouco mais avançado que o celular anunciado em 2014 e que chegou ao mercado há cerca de duas semanas. Originalmente, essa edição vem equipada com o BlackBerry 10, software próprio da companhia canadense.

Segundo Dudu Rocha, ele recebeu o Passport de um amigo que mora no Canadá e existem apenas quatro aparelhos no mundo rodando o Android Lollipop 5.1. Logo, conclui-se que o gadget em questão é apenas um protótipo e talvez demore para ser lançado para o consumidor final - caso isso aconteça um dia, pelo menos com o Passport.

Mesmo assim, a existência do produto é um forte indicativo de que a BlackBerry vai mesmo investir em aparelhos com o sistema do robô verde. No vídeo, por volta dos 5 minutos, é possível ver como a plataforma roda no Passport e perceber que ela foi toda adaptada para funcionar na tela quadrada do dispositivo. Outro detalhe é que o usuário pode alternar entre usar o teclado físico ou o teclado pelo display sensível ao toque.

Falando na tela, ela pode ser redimensionada de acordo com a ferramenta que está sendo acessada. Por exemplo, ao abrir um aplicativo pela Google Play Store, o usuário tem a opção de mudar para tela cheia ou adaptá-la para o formato quadrado do telefone. Se quiser ver o conteúdo ampliado, basta arrastar a janela de notificações e ativar o recurso de widescreen.

Obviamente, nenhuma dessas informações, nem o dispositivo que aparece no vídeo, foram confirmadas oficialmente pela BlackBerry e, portanto, devem ser tratadas como rumor.

O Blackberry Passport Silver Edition possui tela de 4,5 polegadas (1.440 x 1.440 pixels de resolução) e Gorilla Glass 3, processador Qualcomm Snapdragon 801 de quatro núcleos a 2,2 GHz, GPU Adreno 330, 3 GB de RAM, bateria de 3.450 mAh e 32 GB de memória interna com expansão via microSD de até 128 GB. Vem ainda com uma câmera principal de 13 MP com OIS e frontal de 2 MP.

Especula-se que esses Passports com Android seriam um teste para saber como o Android se comporta nos smartphones da empresa. Além disso, outros boatos de fontes familiarizadas com o assunto indicam que a companhia está desenvolvendo um aparelho do zero com suporte a plataforma do Google. O gadget se chamaria Venice e não contaria com o teclado físico característico da marca, mas sim uma tela touschreen. Ele teria previsão de lançamento para novembro deste ano.

Fonte: Dudu Rocha Tec. (YouTube)