BlackBerry: CEO diz que empresa deve reduzir produção de smartphones
Por William Nascimento | 24 de Julho de 2015 às 12h00
O CEO da BlackBerry, John Chen, conversou com repórteres da FOX Business para falar mais sobre seu passado no comando da empresa canadense e sobre seu futuro. Como já sabemos, há alguns anos a BlackBerry era líder do mercado de celulares, mas, segundo o que Chen deixou escapar, a Apple abalou a indústria com o lançamento do iPhone. Desde então, os aparelhos da companhia canadense têm permanecido como favoritos apenas para os governos e algumas empresas corporativas, saindo do radar do público em geral.
Em sua entrevista, Chen admite que a empresa decidiu mudar o foco de seus aparelhos para poder desenvolver dispositivos ainda mais seguros com os seus serviços. Vale lembrar que a BlackBerry ainda detém o nicho específico de aparelhos dedicados a segurança e, talvez, esta seja a única categoria em que a empresa pode prosperar.
O executivo afirmou que a empresa está gastando cerca de US$ 100 milhões por ano em serviços de segurança e já adquiriu algumas empresas especializadas em comunicação de voz segura, software de mensagens instantâneas seguras, entre outras.
Em relação ao lançamento de novos aparelhos, o CEO da BlackBerry disse que a companhia pretende reduzir a quantidade de aparelhos lançados anualmente, reduzindo os atuais 4 lançamentos anuais para apenas 1 ou 2. Embora negue que a mudança de estratégia comprometerá os postos de trabalho, é quase certo que haverá cortes de emprego num futuro próximo.
O CEO também disse que a BlackBerry está pensando em oferecer uma alternativa para os usuários que têm o iPhone como aparelho pessoal e o BlackBerry como aparelho profissional. Chen não revelou detalhes adicionais sobre isso, mas é provável que a empresa possa lançar algum dispositivo misto, que integre a possibilidade de uso pessoal e profissional.
Fonte: PhoneArena