Bixby finalmente aprende inglês e chega aos Galaxy S8 nos EUA

Por Redação | 19.07.2017 às 12:34

O momento de controlar o celular com a voz chegou para os usuários americanos do Galaxy S8 e seu irmão maior, o S8+. A Samsung anunciou que começa, nesta quarta-feira (19), a disponibilizar sua assistente Bixby para todos os usuários do topo de linha por meio de uma atualização gratuita que acontece após meses de testes e experimentos com a plataforma.

Os trabalhos, afirma a empresa, levaram a companhia a confiar no sucesso da novidade, que é capaz de controlar diferentes aspectos do smartphone. A Bixby pode ser acessada diretamente pela fala e conta também com um botão dedicado no corpo do Galaxy S8. Em ambos os casos, ordens diretas do utilizador podem fazer com que ela controle diferentes aspectos do dispositivo.

As funcionalidades vão desde tarefas simples, como a configuração de um alarme ou abertura de um aplicativo, até mais complexas, como a leitura de SMS ou e-mails, além da compatibilidade com aplicativos de terceiros. Para isso, a Samsung disponibilizou uma API para que os interessados trabalhem na união entre suas plataformas e a assistente de voz.

Isso também se traduz em um trabalho intenso no campo da inteligência artificial, justamente o que levou a um atraso na chegada da Bixby. Segundo a Samsung, um dos pontos que a diferencia de rivais como a Siri, da Apple, ou o Google Now, nativo do Android, é o aprendizado com a utilização, com a plataforma entendendo cada vez melhor o usuário de acordo com os comandos que são dados com ele, compreendendo seu jeito de falar, sotaque e outros aspectos.

Mesmo com todo o trabalho e o atraso, a Samsung se diz confiante nos resultados e agradeceu aos mais de 100 mil usuários que participaram dos testes Beta. Os selecionados estão usando o assistente de voz desde as primeiras semanas de Galaxy S8 nas lojas, e, de acordo com a fabricante, contribuíram amplamente para a versão da tecnologia que, agora, é liberada a todos.

Para o Brasil, entretanto, nada de novidades, pelo menos por enquanto. Na época da chegada do Galaxy S8 ao nosso país, a Samsung confirmou estar trabalhando em uma versão da Bixby que fala português brasileiro. Entretanto, não existe nenhuma previsão de lançamento nem mesmo de uma versão Beta.

Além disso, os usuários nacionais não podem baixar a atualização que permite o uso da Bixby em inglês. Lá fora, o update é gratuito.

Fonte: The Verge