Aprenda a fazer vídeos no Snapchat e Instagram sem usar as mãos

Por Régis Soares

Todo e qualquer usuário de iPhone que já teve problemas com ao menos um dos botões do aparelho e, por algum motivo, não levou à uma assistência técnica para consertar, certamente deve conhecer a opção AssistiveTouch. Trata-se de uma ferramenta no aparelho da Maçã que é considerada por muitos a "salvadora da pátria". Com ela, é possível desligar e bloquear o celular, acessar o controle de voz, regular o volume, realizar captura de tela, acessar as centrais de controle e notificações, abrir a tela de multitarefa, voltar para a home, entre outros recursos. Isso tudo sem utilizar os botões físicos.

Se você é um desses usuários e já conhece essa opção, saiba que ela pode ser muito mais útil do que você imagina — mesmo sem estar com algum de seus botões quebrados. Além de todas essas funções citadas acima, você pode, por exemplo, fazer vídeos no Snapchat e no Instagram, sem utilizar as mãos.

Vamos supor que, em algum momento, você queira fazer um vídeo explicativo para seus seguidores de uma dessas redes, e precisa utilizar as duas mãos para demonstrar algo. Mas, como não utilizar as duas mãos, se pelo menos com uma delas você precisa segurar o smartphone e manter o botão de gravar pressionado? Bem, a câmera do próprio iPhone possui um temporizador que pode ser regulado em 3 ou 10 segundos para fotos, porém, o Instagram e o Snapchat ainda não possuem essa função no caso de vídeos, mas com a ferramenta que salva os usuários na hora do desespero, é possível driblar essa "deficiência".

Ficou curioso? Então, acompanhe o tutorial passo a passo e aprenda.

Passo 1

Antes de tudo, é preciso ativar o AssistiveTouch em seu iPhone. Para isso, acesse o menu Ajustes > Geral para acessar configurações avançadas de seu srmatphone.

Print iPhone

Localize "Acessibilidade" e pressione essa opção. No campo "Interação", você vai encontrar a opção "AssistiveTouch".

Print iPhone

Ative a chave indicada até que ela fique na cor verde e, assim, o AssistiveTouch está pronto para uso.

Print iPhone

Passo 2

Volte para a home e repare que, ao lado direito da tela, surgiu um novo ícone, com um círculo branco ao centro.Pressione-o para dar início ao procedimento de configuração.

Print iPhone

Pressione o botão da estrela onde está escrito "Personalizado".

Print iPhone

Perceba que há seis opções com um símbolo de "+" ao centro. Escolha qualquer uma delas.

Print iPhone

Essa é a etapa mais delicada e que exige muita atenção. Aqui é onde você vai cadastrar um novo gesto e será ele o responsável por gravar seus vídeos, sem que você precise segurar o celular e utilizar as duas mãos. Exatamente como mostra o primeiro print abaixo, pressione e segure a área vazia, até que a barra na cor azul do segundo print ao lado fique totalmente cheia. Não retire seu dedo antes disso.

Importante: para não ocorrer nenhuma falha durante esse processo, seu dedo deve ficar totalmente imóvel.

Seu gesto está cadastrado. Após esse procedimento, note que surgirá um novo círculo na cor cinza. Feito isso, clique em "Salvar", no canto superior direito da tela

Digite um nome qualquer para sua biometria e, depois, pressione "Salvar".

Print iPhone
Passo 3

Hora da "mágica", vamos começar pelo Snapchat. Abra o aplicativo e pressione o AssistiveTouch, como indicado pela caixa azul.

Print iPhone
Selecione seu gesto que está representado por uma estrela branca.

Print iPhone
Agora, atenção. Um novo círculo com seu gesto surgirá na parte inferior da tela. Segure e arraste-o para o botão cinza, até que se inicie a filmagem. Pronto, está feito. Ao realizar este processo, a biometria que você cadastrou no início fará toda a ação, sem que você precise utilizar as mãos. Assim, você pode colocar seu iPhone numa mesa, ou em qualquer outra superfície, para que ele filme sozinho.

Instagram

Para realizar no Instagram, o procedimento é exatamente o mesmo. Basta abrir o aplicativo, selecionar a opção vídeo no canto inferior direito da tela, acessar o AssistiveTouch, ativar seu gesto cadastrado, arrastá-lo para o círculo central, esperar que a gravação se inicie e pronto.

Print iPhone
Lembrando que você pode realizar essa ação em qualquer outro aplicativo para iOS que possua câmera, mas que não consiga filmar sozinho.

Android

Se você é usuário de Android e também teve problemas com algum botão do seu smartphone, também existe um assistente para o sistema. Basta pesquisar por "Assistive Touch para Android" na Play Store e baixar o app gratuitamente. Porém, ele não dá opção de cadastrar gestos livres, mas apenas atalhos.

Print iPhone
Print iPhone
Print iPhone
Print iPhone
Print iPhone

Este tutorial lhe foi útil? Deixe-nos sua opinião na caixa de comentários.