Apple teria cinco equipes trabalhando em carregamento sem fio para novo iPhone

Por Redação | 23.02.2017 às 19:26

Pelo visto a Apple vai mergulhar fundo nas tecnologias de carregamento sem fio em seus iPhones, uma manobra que chega um tanto atrasada em um mercado em que boa parte da concorrência já vende smartphones com o recurso, como é o caso da HTC, da Samsung e da Motorola. Segundo uma fonte que falou à Reuters, um novo relatório mostra que a companhia conta não só com uma, mas com cinco equipes trabalhando pesado na tecnologia.

Se os resultados dos esforços derem certo, é provável que veremos em um futuro próximo novos iPhones, iPads, Apple Watches e outros dispositivos trocando os velhos cabos por cargas wireless, usando o chamado carregamento Qi (um padrão aberto capaz de carregar dispositivos a uma distância de até 4 centímetros). Ainda é muito cedo, no entanto, para saber o que a Maçã anda planejando: não se sabe, por exemplo, se os docks de carregamento sem fio da Apple funcionariam por magnetismo, radiofrequência ou indução, nem se suportariam aparelhos de outros fabricantes.

E a notícia vem para engrossar o caldo de rumores que surgiram nas últimas semanas. O Mac Otakara, blog japonês especializado em produtos da Apple, sugeriu que a empresa estaria desenvolvendo um acessório avulso, similar ao que já vem com o Apple Watch, para carregar as novas baterias que virão por aí. O Mac Rumors também sugere que o dock seria capaz de carregar dispositivos com menos de 1 watt de potência a até 2.000 watts, o que seria excelente para um smartphone.

Um rumor mais recente, no entanto, contradiz os listados acima. Aparentemente, a Apple substituiria o padrão Qi por um tipo de carregamento a distâncias maiores. A empresa estaria conversando com a especialista Energous para cuidar dessa parte nos iPhones, com a tecnologia WattUp de radiofrequência, capaz de carregar gadgets a até 4,5 metros de distância. Há quem diga que apesar de a Maçã ter se aproximado da Energous, vai acabar por desenvolver sua própria tecnologia de carregamento sem fio, conforme revelam patentes registradas.

Mas, como tudo é passível de mudança, os planos da empresa também podem se alterar. São mais de 10 protótipos diferentes de iPhones em desenvolvimento listados pela Apple, mas como a produção do "iPhone 8" já deve começar no próximo trimestre, a companhia já deve ter em mente a solução a ser tomada.

Com informações da Reuters, do DigitalTrends, do MacRumors e do Mac Otakara.