Publicidade

Apple revela Liam, um robô especializado em desmontar iPhones para reciclagem

Por| 29 de Março de 2016 às 00h28

Link copiado!

Apple revela Liam, um robô especializado em desmontar iPhones para reciclagem
Apple revela Liam, um robô especializado em desmontar iPhones para reciclagem
Tudo sobre Apple

Desmontar iPhones não é das tarefas mais simples, uma vez que a Apple tem como tradição montar equipamentos cuja construção é, digamos, um pouco complicada. Para rebater essas críticas, a companhia de Cupertino anunciou na semana passada, durante o evento ocorrido no dia 21 de março, o robô Liam, que é capaz de desmontar um iPhone inteiro em apenas onze segundos.

Liam, o sistema robótico que desmonta um iPhone 6 em apenas 11 segundos (Reprodução: Reuters)

Liam conseguirá, então, separar as peças do aparelho que são mais valiosas para reciclagem e reaproveitamento, incluindo as feitas de materiais como alumínio, cobre e tungstênio. O sistema robótico já estava sendo desenvolvido há pelo menos três anos, sem alardes, e seu foco inicial é desmontar e reciclar apenas iPhone 6 – sendo capaz de, futuramente, trabalhar com modelos mais antigos também.

Continua após a publicidade

Desde o mês passado Liam vem operando em sua capacidade máxima (ou seja, levando 11 segundos para desmontar cada aparelho danificado). Isso significa que a partir de agora a Maçã conseguirá encaminhar para reciclagem peças de alguns milhares de iPhones por ano – número que parece grande, mas pode não ser tanto assim se considerarmos que a companhia vendeu mais de 231 milhões de iPhones somente em 2015.

Contudo, a iniciativa é mais do que bem-vinda e até mesmo o Greenpeace, organização não governamental que atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, mencionou o robô Liam como um exemplo a ser seguido por demais fabricantes de equipamentos eletrônicos.

Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente e iniciativas sociais da Apple (Reprodução: Reuters)

Continua após a publicidade

De acordo com Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente e iniciativas sociais na Apple, o sistema robótico Liam nasceu para impulsionar o setor de tecnologia a se engajar em questões ambientais envolvendo reciclagem. Em entrevista à agência Reuters, a executiva contou que o Liam consiste em um sistema de 29 módulos robóticos localizado próximo à sede da empresa, em Cupertino.

Jackson também revelou que um segundo sistema Liam está em fase de desenvolvimento e será instalado na Europa – apesar de não ter especificado ainda em qual local exato o segundo robô funcionará.

Fonte: Reuters