Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple registra patente de cabo mais resistente que pode suceder Lightning padrão

Por| 05 de Fevereiro de 2021 às 07h40

Link copiado!

Apple registra patente de cabo mais resistente que pode suceder Lightning padrão
Apple registra patente de cabo mais resistente que pode suceder Lightning padrão
Tudo sobre Apple

A Apple jamais irá admitir que o cabo Lightning que acompanha o iPhone na caixa é frágil, mas não é novidade que, se não tomados os devidos cuidados, o acessório não dura muito tempo e chega a se romper em regiões de muita tensão — como as áreas próximas do conector. Felizmente, a companhia parece estar correndo atrás de uma solução, como indica uma patente registrada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).

Trata-se do “Cabo de rigidez variável” (em tradução livre), o projeto registrado pela Apple de acessório com resistência variável. Sem mencionar que a tecnologia seria uma correção para a fragilidade do Lightning, o documento descreve com exatidão os principais defeitos que afetam o cabo. “É senso comum que dobrar cabos próximos do conector podem causar uma tensão nas conexões, o que pode levar a futuras falhas”, detalha a patente. A solução, portanto, seria o desenvolvimento de um material com maior resistência nesses pontos críticos.

Ciente de uma das alternativas mais adotadas, o documento descreve que “é comum que a tensão seja minimizada por um acessório mais resistente”, mas alega que a rigidez e espessura que resultam da prática podem não ser interessantes. Dessa reflexão, a companhia afirma explorar novas abordagens — além de aumentar a resistência do material em todo o cabo.

Continua após a publicidade

O documento sugere que a companhia trabalha num cabo com variações de resistência ao longo da sua extensão, elevando a resiliência do material nas suas extremidades. O Lightning seria composto por três áreas: uma rígida e mais resistente, uma mais maleável e, por fim, uma totalmente flexível — essa em área de menor tensão.

Demanda antiga

A Apple parece entender a demanda dos seus usuários por cabos mais resistentes, além de compreender como sua base de usuários utiliza seus acessórios — ainda que essa conclusão seja extremamente tardia, já que o Lightning existe desde o iPhone 5, lançado em 2012.

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma patente, a tecnologia é descrita de forma muito abstrata. Se levada do conceito para o mercado, o resultado poderia ser incomum: o Lightning poderia não oferecer uma experiência agradável em portabilidade, ser rígido demais e limitar os locais onde o iPhone poderia ser carregado.

Sendo assim, ainda pode demorar para que o projeto saia do papel e se torne um produto, mas não há garantias de que ele será levado para frente. De toda forma, é interessante que a Apple não admita uma das falhas mais antigas de seus produtos, mas esteja em busca de uma solução (mesmo que quase dez anos depois).

Fonte: USPTO, Apple Insider