Apple pode lançar tecnologia de carregamento sem fio para iPhone em 2017

Por Redação | 29 de Janeiro de 2016 às 11h21

Embora muitos de seus concorrentes tenham inserido algum tipo de carregamento sem fio em seus smartphones, a Apple ainda não disponibilizou tal tecnologia para os usuários de iPhone. Mas, em 2017 um novo recurso poderá ser adicionado aos novos iPhones permitindo que eles tenham um tipo avançado de carregamento sem fio, segundo informa um relatório da Bloomberg.

Atualmente, os dispositivos que contam com o sistema de carregamento sem fio, como o Galaxy S6 da Samsung, precisam ser colocados em cima de uma plataforma de carregamento. A tecnologia da Apple, porém, permitiria que um iPhone ou iPad seja carregado mesmo sem estar em contato com a base de recarga. Em seu smartwatch, o Apple Watch, a empresa utilizou o sistema de carregamento sem fio, mas ainda é necessário que o dispositivo esteja em contato com a superfície magnética.

Além de listar algumas patentes da Maçã, incluindo um método capaz de permitir o carregamento de smartphones de alumínio através de ondas de rádio, o relatório não tem qualquer prova para sustentar ou apoiar sua alegação. Também não há quaisquer outros detalhes sobre como a nova tecnologia da Apple iria funcionar na prática.

Caso a tecnologia venha a se concretizar no próximo ano, certamente seria um fator divisor de águas na indústria de smartphones, tendo em vista que a autonomia das baterias é um dos principais pontos fraco dos aparelhos atuais. A transmissão sem fio de energia elétrica sem precisar estar em contato com qualquer superfície é possível, segundo mostrou uma equipe do MIT em 2007, mas há diversos obstáculos a serem superados, incluindo a perda de potência conforme a distância aumenta.

Segundo a Bloomberg, a Apple está tentando superar esses problemas e a nova tecnologia avançada de carregamento sem fio está sendo avaliada para implementação.

Via Bloomberg

Fonte: http://mashable.com/2016/01/29/iphone-wireless-charging/?utm_campaign=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_cid=Mash-Prod-RSS-Feedburner-All-Partial&utm_source=feedly&utm_medium=webfeeds#66T9izJwOSqL