Apple estaria desenvolvendo iPhones com scanner ocular

Por Redação | 25 de Julho de 2016 às 15h13

O Touch ID pode já estar se tornando coisa do passado. Novos rumores sobre o futuro do iPhone indicam que a Apple pode estar trabalhando em aparelhos capazes de reconhecer a íris dos usuários. A tecnologia estaria em fase de testes com previsão de aplicação pública para 2018.

A ideia da empresa seria permitir que um aparelho fosse desbloqueado sem a necessidade de encostar nele, como acontece hoje com o sistema de impressões digitais. Além disso, para a Maçã, a leitura de íris traria ainda mais segurança para aplicações bancárias e de pagamento, além de tornar a utilização do aparelho muito mais intuitiva.

Para especialistas, a leitura ocular é um método ainda mais seguro do que a de impressões digitais, uma vez que os olhos possuem padrões ainda mais complexos e individuais. Entretanto, a tecnologia possui seus revezes, como uma dificuldade maior de detecção em ambientes com pouca luz – algo com o que o Touch ID não sofre –, além de problemas de identificação após o consumo de álcool ou a realização de cirurgias nos olhos.

O primeiro passo de uma tecnologia desse tipo, entretanto, poderia aparecer já no ano que vem, na forma do escaneamento facial, outro método de segurança e desbloqueio que estaria sendo estudado pela Apple. Essa novidade faria parte de um suposto iPhone 7s, que anteciparia ainda mais mudanças na oitava versão do smartphone, justamente a de 2018 citada pelos rumores.

Fariam parte desse novo formato do aparelho, também, uma tela que tomaria conta de toda a superfície do dispositivo, com câmeras e sensores de impressões digitais, além do próprio botão Home, integrados à própria tela. Câmeras de maior qualidade – para suportar o escaneamento de íris, principalmente –, carregamento sem fios e um corpo todo de vidro também estariam entre as novidades a serem introduzidas pela Maçã.

Por enquanto, é claro, nada de confirmação. A Apple não comenta nem sobre os modelos que chegarão às lojas neste ano, quanto mais em relação aos que estão a alguns anos de distância de nós. A empresa sempre mantém o silêncio com relação a seus lançamentos vindouros, preferindo fazer os anúncios a seu próprio modo.

Fonte: DigiTimes

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.