Apple e Samsung são responsáveis por todo o lucro da indústria de smartphones

Apple e Samsung são responsáveis por todo o lucro da indústria de smartphones

Por Jones Oliveira | 28 de Agosto de 2016 às 23h11

A Canaccord Genuity divulgou um levantamento na semana passada em que revela que, juntas, Apple e Samsung detêm 106% dos lucros da indústria de smartphones. Dado revela que as empresas são as únicas que efetivamente conseguem fazer algum dinheiro no segmento.

Sozinha, a Apple foi responsável por 75% dos lucros da indústria no segundo trimestre deste ano. A Samsung, por outro lado, abocanhou 31% dos ganhos - 12% a mais que no mesmo período do ano passado.

Vale destacar que o cálculo dos lucros do setor leva em conta também o prejuízo. Sendo assim, as demais empresas foram responsáveis por 6% de prejuízos. HTC, Lenovo e LG, por exemplo, tiveram 1% de prejuízo cada. A Microsoft, por sua vez, ficou com prejuízo de 2%, enquanto BlackBerry e Sony não lucraram nem tiveram prejuízo. A conta fecha com as demais fabricantes não listadas, que responderam por um prejuízo de 1%.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tabela de lucros das fabricantes de smartphone por trimestre

Tabela de lucros das fabricantes de smartphone por trimestre (Fonte: Canaccord Genuity)

Apesar de o número da Apple surpreender, ele já foi de 91% um ano atrás. Para Michael Walkley, um dos analistas responsáveis pelo levantamento, a queda dos lucros da Apple é um reflexo direto da mudança de hábito dos usuários de iPhone, que cada vez mais têm retardado a troca de seus aparelhos.

Mesmo assim, há quem acredite que a grande base de usuários e o ecossistema da Apple são suficientes para mantê-la no topo. Em contrapartida, a Samsung ainda precisa melhorar seus serviços caso deseje se aproximar mais da Maçã. As demais fabricantes, por outro lado, ainda têm muito a fazer para que seus clientes valorizem e criem uma identidade com sua marca, aparelhos e serviços.

Fonte: ZDNet, TNW

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.