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Apple e Samsung ficam com praticamente todo o lucro da indústria de smartphones

Por| 22 de Agosto de 2016 às 18h58

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Apple e Samsung ficam com praticamente todo o lucro da indústria de smartphones
Apple e Samsung ficam com praticamente todo o lucro da indústria de smartphones
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De acordo com um estudo do banco de investimento Canaccord Genuity, a Apple ficou com 75% de todo o lucro gerado pela indústria com venda de smartphones no segundo trimestre deste ano. É, sim, uma cifra impressionante, mas o domínio da Maçã diminuiu de um ano para outro: no mesmo período do ano passado, esse valor era de 90%.

Enquanto a Apple caiu, a Samsung subiu. A companhia sul-coreana foi de 19% no segundo trimestre de 2015 para 31% no mesmo período deste ano. Para o analista Mike Walkley, isso se deve ao fim do ciclo do iPhone 6 e 6s. Nesse vácuo, as companhias chinesas e a Samsung cresceram.

Se a Apple domina nos produtos "premium", a companhia sul-coreana tem força nos aparelhos de entrada e de nível intermediário, além de ter se beneficiando pelas boas vendas de seu mais recente "flagship", o Galaxy S7.

No entanto, a competição deve esquentar no terceiro trimestre, graças à introdução do próximo iPhone (supostamente o iPhone 7), que deve acontecer em setembro. A Apple tem a vantagem de uma base instalada grande e um ecossistema bem equilibrado, fazendo a companhia gerar receitas através de serviços e outras oportunidades de vendas cruzadas. "Embora nossa pesquisa tenha indicado que os consumidores deixaram de comprar um iPhone nos últimos meses, esperamos que o iPhone 7 e, especialmente, o iPhone 2018 reaqueçam as vendas do smartphone", diz o estudo.

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A pesquisa deixa à margem várias fabricantes chinesas de celulares, devido à falta de dados ou de métricas de lucratividade comparáveis. Segundo o documento, isso provavelmente superestima os lucros da Apple, mas também se deve notar as estratégias agressivas de preços das companhias do país, o que deve limitar seus ganhos. Na China, a Apple caiu da liderança em vendas (no segundo trimestre de 2015) para apenas o quinto lugar (no último trimestre), atrás da Huawei, Oppo, Xiaomi e da Vivo (sem relação com a operadora brasileira de telefonia).

Veja a versão condensada dos dados de lucratividades das fabricantes de smartphones:

Gráfico: Canaccord Genuity

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Números do Gartner

De acordo com uma pesquisa do Gartner, as vendas mundiais de smartphones atingiram 344 milhões de unidades. Isso representa um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram comercializados 330 milhões de dispositivos. No entanto, se contados os "feature phones", ou seja, os celulares não-smart, mais simples, houve uma queda de 0,5%, já que o segmento teve queda de 14%.

O trimestre foi considerado fraco, já que a "demanda por smartphones 'premium' ficou mais lenta (…), pois os consumidores estão esperando pelos lançamentos no segundo semestre do ano", de acordo com Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner.

A Samsung continua na liderança entre os maiores vendedores de smartphones no mundo. Foram quase 77 milhões de unidades (22,3% de "share") no período entre abril e junho de 2016, contra 72 milhões (21,8%) de mesmo período do ano passado. Já a Apple, segunda colocada, caiu, de 48 milhões (14,6%) para 44 milhões (12,9%).

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As fabricantes chinesas continuam mostrando crescimento, como é o caso da Huawei (8% para 8,9% da fatia de mercado), terceiro lugar, e da Oppo (2,4% para 5,4%), quarto. Mas a Xiaomi teve queda de desempenho, passando de quarto para quinto neste trimestre (4% para 4,5%). A OPPO teve o maior desenvolvimento entre as maiores fabricantes, de 129% de um ano para outro, graças às fortes vendas do R9 na China e exterior.

SO2º tri/2016 (unidades) 2º tri/2016 (fatia de mercado)2º tri/2015 (unidades)2º tri/2015 (fatia de mercado)
Android297 mi86,2%272 milhões82,2%
iOS44,4 mi12,9%48,1 milhões14,6%
Windows2 mi0,6%8,2 milhões2,5%
BlackBerry400 mil0,1%1,2 milhão0,3%
Outros681 mil 0,2%1,23 milhão0,4%

Fontes: ZD Net, Barron's e Gartner