Americano processa Apple por incêndio causado pelo iPhone

Por Redação | 21 de Julho de 2017 às 13h30

Um americano do estado de Wisconsin está processando a Apple devido a um incêndio causado por um suposto defeito de fabricação na bateria de seu iPhone 4s. De acordo com ele, um curto circuito teria levado o aparelho a pegar fogo, causando danos em sua residência, pelos quais ele pede US$ 75 mil em compensação.

Xai Thao se uniu à corretora de seguros State Farm para mover uma ação contra a Apple pelo caso, que aconteceu em abril de 2016. De acordo com os documentos submetidos ao tribunal, o problema teria ocorrido enquanto o iPhone 4s estava conectado à tomada, carregando.

Perícias feitas pelas autoridades locais verificaram que o incêndio começou a partir da instalação elétrica da casa de Thao, enquanto auditorias apresentadas pela empresa de seguros mostram que o fogo surgiu a partir de um “evento que gerou forte calor” na região da bateria do aparelho. Os papéis apontam também para um defeito no componente original do dispositivo, que, de acordo com a seguradora, nunca havia sido trocada pelo usuário.

Os documentos vão além, afirmando que a falha pode ser generalizada, acabando por colocar outras pessoas em risco. O processo cita outros casos recentes, como o do Samsung Galaxy Note 7, por exemplo, como forma de corroborar as alegações de que a Apple, assim como outras empresas de tecnologia, não dá a atenção devida para os padrões de segurança de seus dispositivos.

Desde já, entretanto, dá para lançar dúvidas sobre o escopo dessa alegação, uma vez que o iPhone 4s foi lançado em 2011 e, desde então, são poucos os casos dessa natureza. Defeitos de fabricação, claro, acontecem e devem ser tratados, mas problemas ocasionais em alguns aparelhos estão longe de significar uma falha generalizada.

O processo foi submetido à justiça de Wisconsin e está em fase preliminar, com os reclamantes ainda a serem ouvidos – o que pode elevar ou reduzir o montante de US$ 75 mil que está sendo pedido. A Apple não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Mac Rumours

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.