Alguém duvida que 2 GB de RAM deixa o iPhone 6s ainda melhor? Eis a prova

Por Redação | 28 de Setembro de 2015 às 09h25

Ninguém duvida que os 2 GB de RAM do iPhone 6s realmente fazem diferença, não é mesmo? Embora a Apple não tenha comentado nada sobre essa melhoria na memória de seu aparelho, muitos rumores já apontavam para algo nesse sentido e o lançamento do smartphone na última sexta-feira (25) veio não apenas confirmar esses rumores como mostrar que quanto mais RAM, melhor.

Tanto que o site iDownloadBlog decidiu fazer um vídeo apenas para mostrar como esse adicional faz com que a experiência seja diferente e muito melhor. Para isso, ele colocou um iPhone 6 Plus e um iPhone 6s Plus lado a lado e começou a executar as mesmas funções em cada um deles apenas para mostrar como os 2 GB fazem as coisas ficarem bem mais rápidas e práticas.

Alguns dos resultados são mais do que óbvios. Como pode ser visto ao longo dos mais de dois minutos de explicação, ao usar o Safari, as páginas carregam muito mais rápido no modelo mais recente. Porém, há algo que pouca gente se dá conta: a capacidade do aparelho manter várias abas carregadas ao mesmo tempo sem precisar recarregá-las.

O vídeo deixa bem claro esse ponto. Ele abre uma boa dezena de abas no navegador e volta para a primeira página aberta. Enquanto o iPhone 6s Plus exibiu o conteúdo no mesmo instante, o iPhone 6 Plus precisou recarregar o site antes de exibir qualquer outra coisa. E a razão para isso é exatamente a memória.

Como o autor explica, o modelo anterior não tem RAM o suficiente para armazenar todos esses dados. Assim, ao tentar voltar a uma página que já havia sido carregada anteriormente, o dispositivo precisa refazer o processo de download para exibir o conteúdo. Já com os 2 GB, essas informações ficam armazenadas sem a necessidade de uma atualização.

E isso é algo que não diz respeito apenas ao Safari. O navegador apenas deixa isso muito claro, mas qualquer outro aplicativo vai exigir da memória do aparelho e esse extra que a Apple finalmente trouxe para o iPhone 6s e iPhone 6s Plus deve diminuir um pouco a sensação de restrição que muita gente vinha sentindo.

Embora o vídeo seja dedicado à comparação entre os dois modelos da Maçã de Cupertino, ele ainda serve para mostrar algo que as outras empresas já vêm adotando há algum tempo. Empresas como LG e Samsung, por exemplo, já se atentaram para a necessidade de mais memória para seus smartphones e contam com dispositivos de até 4 GB de RAM.

Assim, o upgrade dado pela Apple em seu último lançamento não foi só um agrado aos fãs, mas também uma questão de necessidade para bater de frente com seus rivais. O 1 GB de RAM que tínhamos até então já tinha deixado de ser suficiente há tempos e a empresa se viu obrigada a dobrar esse valor para não ser deixada para trás por suas rivais. Assim, para um vindouro iPhone 7, não seria nada mal vermos outro salto semelhante para acirrar a briga.

Via: iDownloadBlog (YouTube), Mac Rumors

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.