Yosemite e iOS 8: como fazer ligações a partir do Mac e do iPad

Por Giancarlo Silva
photo_camera Divulgação

Uma das características mais interessantes e úteis do Mac OS X Yosemite e iOS 8 é a integração aprimorada entre dois ou mais dispositivos da Apple. Com as últimas atualizações dos dois sistemas, os usuários dos gadgets da Maçã ganharam a possibilidade de fazer e receber chamadas em um iPhone sem necessariamente estar manipulando o telefone diretamente.

Com apenas alguns ajustes nos dois sistemas operacionais, o recurso Phone Relay, parte do pacote de novos recursos chamado Continuity, permite executar e receber ligações telefônicas de um iPhone a partir de um iPad ou de um computador iMac ou MacBook. Este recurso é especialmente útil em situações nas quais o iPhone está longe do alcance do usuário, eliminando a necessidade de parar o que se está fazendo para procurar pelo smartphone caso ele comece a tocar.

Mas como ativar e utilizar este recurso? Para começar, é importante saber que todos os dispositivos devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi e estejam atrelados a uma mesma conta do iCloud. Além disso, o computador deve estar atualizado com o Mac OS X Yosemite e o(s) iPhone(s) e iPad(s) a serem utilizados devem estar atualizados com o iOS 8.

1. Ative o iPhone Cellular Calls

O primeiro passo é ativar a opção iPhone Cellular Calls dentro do FaceTime. Para isso, abra o FaceTime no Mac, clique no menu "FaceTime" e depois em "Preferências".

Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad

Na tela de preferências, basta marcar a opção "iPhone Cellular Calls". Também é possível configurar se as ligações podem ser feitas exibindo o número de telefone ou o endereço de e-mail, o que é útil caso você deseje oferecer mais formas de contato para quem irá receber suas ligações.

Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad

2. Ajuste o iOS 8

Agora vamos fazer os ajustes necessários no iPhone e no iPad para que o tablet também exiba as notificações de chamadas vindas do smartphone. No iOS 8, abra o menu "Configurações" e acesse a opção "FaceTime". Toque na opção "iPhone Cellular Calls" para ativá-la.

Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad
Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad

Como esses ajustes funcionam na prática? Basicamente, se você ativar o iPhone Cellular Calls no iPhone e no Mac mas não ativar no iPad, somente o iPhone e o Mac tocarão quando o iPhone receber uma ligação. Entretanto, se você desativar a opção iPhone Cellular Calls no iPhone, mas deixar ativado no Mac e no iPad, somente o iPhone tocará.

3. Fazendo ligações

É possível fazer ligações a partir do Mac de duas maneiras diferentes. A partir do FaceTime, você pode fazer uma busca pelo nome de um contato ou por seu número de telefone, ou digitar o número diretamente caso o contato não esteja na agenda do iPhone.

Além do FaceTime, outros aplicativos permitem fazer ligações, como é o caso do Calendar, o Contatos ou o navegador Safari. É possível, por exemplo, clicar em um número de telefone que esteja salvo em um evento marcado no Calendar. No Safari, ao selecionar um número de telefone exibido em um site, um box aparecerá ao lado exibindo a opção de ligar para aquele número, o que também vale para números de telefone representados de maneira alfanumérica (0800-APL-CARE, por exemplo).

Ligações de iPhone em Mac ou iPad - 05
Ligações de iPhone em Mac ou iPad - 06

No iPad, fazer ligações é um processo bastante parecido com o que fazemos no próprio iPhone. Basta digitar o número, buscar nos Contatos ou, no caso do Safari, tocar sobre o número (que, neste caso, deverá ser clicável no site).

Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad

4. Recebendo ligações

Quando alguém liga para o usuário, uma notificação diferenciada surge no canto da tela, próximo ao relógio, no Mac. Dois botões acompanham a notificação: Aceitar/Accept e Recusar/Decline. Clicando em Aceitar, a ligação é recebida e é possível ouvir o interlocutor através dos autofalantes do computador.

Com a ligação iniciada, mais opções surgem, permitindo colocar a ligação no mudo, encerrar a chamada e ativar a webcam e a função FaceTime para uma videoconferência.

Caso não possa atender a ligação no momento, também é possível clicar na setinha ao lado do botão Recusar e escolher enviar uma mensagem SMS de resposta, além de configurar um lembrete para retornar a ligação mais tarde.

Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad
Tutorial Receber ligações de iPhone em Mac ou iPad

No iPad, para atender a ligação, basta deslizar o dedo sobre o botão "Slide to Answer". Outros botões próximos permitem enviar mensagens e configurar lembretes, caso o usuário não possa atender no momento.

Ligações de iPhone em Mac ou iPad - 11

Caso seja necessário, também é possível escolher que a ligação seja atendida direto do próprio iPhone, inclusive durante a ligação. Clicando na faixa verde na parte superior da tela do iPhone, a recepção da voz passa a ser feita pelo próprio smartphone, sem que haja qualquer diferença na qualidade de som da chamada.

Ligações de iPhone em Mac ou iPad

Esta foi uma amostra de como a integração entre dispositivos da Apple foi reforçada e pode ser mais útil para seus usuários. A nova função Phone Relay pode ser uma mão na roda para quem deseja fazer e receber ligações com mais praticidade sem perder produtividade.

E você? Já está usando esta nova função? Gostou da forma como ela funciona?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.