Windows Phone deixa BlackBerry para trás e assume 3ª posição no ranking

Por Redação | 16.05.2013 às 16:10

Na corrida dos smartphones, quem vem ganhando velocidade é o Windows Phone, que acaba de ultrapassar, em termos de vendas, o concorrente BlackBerry. Pela primeira vez em sua existência, o sistema operacional móvel da Microsoft alcança o terceiro lugar na colocação geral, ficando atrás apenas do Android e do iOS. As estatísticas foram reveladas pela empresa de consultoria IDC.

E os números não mentem: no primeiro trimestre de 2013, 7 milhões de dispositivos com Windows Phone foram vendidos, conferindo um aumento de 133,3% em relação ao ano passado. Em termos de mercado, o sistema móvel da Microsoft já conquista uma fatia de 3,2% do marketshare mundial.

Tudo indica que os primeiros passos em direção aos números positivos da Microsoft se devem à parceria firmada entre a empresa e a Nokia, e aos aparelhos da linha Lumia, recém chegados ao mercado.

Já o mar da BlackBerry não está para peixe. A empresa canadense, que já foi líder de mercado, agora se encontra na quarta posição do ranking, com apenas 2,9% do marketshare. Seus smartphones totalizaram 6,3 milhões de vendas, resultando em uma redução de 35% em relação ao ano passado. No entanto, os esforços da empresa para crescer no mercado mundial são notórios.

Confira o ranking mundial, por sistemas operacionais, levantado pela IDC. As unidades são expressadas em milhões:

Relatório IDC

Tabela: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker

Android e iOS permanecem líderes absolutos, com o sistema operacional do Google conquistando a primeiríssima posição. No gráfico abaixo, é possível verificar a participação de mercado de cada sistema operacional móvel, desde o primeiro trimestre de 2012 até o primeiro trimestre de 2013.

Relatório IDC