Vídeo mostra o quão perigoso pode ser usar o celular ao volante

Por Redação | 01.04.2015 às 17:00

Quem nunca deu aquela rápida olhada no celular enquanto dirigia? Uma conferida na notificação que acabou de chegar, uma pesquisada nas músicas ou até mesmo para responder uma mensagem um pouco mais urgente. A prática é proibida pelo código brasileiro de trânsito, mas a gente insiste em fazer mesmo assim. Mas eis alguns bons exemplos que vão fazê-lo pensar duas vezes antes de olhar para o aparelho quando estiver ao volante.

A Associação Americana de Automóveis decidiu fazer uma pesquisa para demonstrar o quão perigosos podem ser esses poucos segundos de distração. Para isso, eles compilaram uma série de vídeos postados na internet que mostram jovens mexendo em seus smartphones enquanto dirigem e a consequência desse descuido.

E nem foi preciso muito tempo de desatenção para que os acidentes acontecessem. Bastaram cerca de 6 segundos para que o motorista perdesse o controle do veículo de alguma forma, como o vídeo acima exemplifica muito bem.

Além disso, o estudo ainda chegou à conclusão que, de 1.700 vídeos analisados, mais da metade deles resultava em algum tipo de ocorrência por conta da distração. E a coisa fica ainda mais assustadora quando se percebe que 89% desses acidentes envolvem o automóvel saindo da pista — algo que nunca é bonito de se ver — e 76% em batidas na traseira de outros carros.

Via: Design Taxi