Vendas do iPhone 5 são homologadas pela Anatel

Por Redação | 09.10.2012 às 11:42 - atualizado em 09.10.2012 às 15:08

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) homologou o iPhone 5 no Brasil, e graças à autorização, o mais novo smartphone da Apple poderá ser comercializado muito em breve por aqui. Apesar da liberação para as vendas do aparelho, a Apple ainda não confirmou a data de lançamento em solo nacional. O gadget foi lançado nos Estados Unidos em 21 de setembro. As informações são do Jornal do Brasil.

O iPhone 5 ainda precisa receber a homologação por utilizar mecanismos de radiofrequência, isto é, conexão Wi-Fi, 3G e 4G/LTE. Como no Brasil a rede LTE ainda é incipiente e opera entre 2,5 GHz e 2,6 GHz (diferentemente dos EUA, cuja faixa padrão é de 700 MHz), a versão brasileira do aparelho não será compatível com as redes 4G nacionais, de acordo com o MacMagazine.

O certificado de homologação do aparelho foi publicado no dia 1º de outubro, segundo documento oficial, divulgado no site da agência. De acordo com a resolução 242 da Anatel, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão".

Para quem já está soltando foguetes antes da hora, vale um lembrete: homologação não significa chegada imediata do aparelho às lojas. Com o iPhone 4S, a homologação ocorreu em outubro de 2011 e o aparelho só chegou nas prateleiras nacionais dois meses depois.

Leia também: Tudo sobre o iPhone 5 e iOS 6: será que a Apple superou nossas expectativas?

O novo smartphone da Apple é mais leve, mais fino e possui uma tela maior, de 4 polegadas, com design que chama a atenção, principalmente pela parte traseira do aparelho, feita de alumínio. Equipado com processador A6, ele é o mais rápido de todas as gerações de smartphones da Apple. Além disso, conta com conectividade LTE, para navegação mais rápida pela internet.