Vendas de smartphones devem superar as vendas de celulares comuns em 2013

Por Redação | 04 de Março de 2013 às 18h46

Os smartphones devem se consagrar como o tipo predileto de celular em 2013, isso porque o número global de vendas desse tipo de gadget deve superar o de feature phones - celulares com recursos mais básicos. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria IDC, este ano serão vendidos 918,6 milhões de smartphones, o que representa 50,1% do total de celulares vendidos em todo o mundo.

Até o final de 2017, a empresa prevê que 1,5 bilhão de smartphones serão vendidos em todo o planeta, o que equivale a pouco mais de dois terços do total de vendas de telefones móveis estimados para o ano. A IDC atribui o aumento nas vendas principalmente à queda nos preços de smartphones e o aumento da implantação de redes 4G.

Outra coisa que eleva a demanda por smartphones é um aumento gradativo na participação de mercados emergentes, entre eles China, Brasil e Índia, onde a base de usuários desses aparelhos tem crescido de maneira relevante, e deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

"Os brasileiros ainda têm de mudar seus feature phones para smartphones em sua base no atacado", disse Bruno Freitas, gerente de pesquisa de dispositivos do consumidor da IDC Brasil.

A ascensão do mercado de smartphones no Brasil é impulsionada por uma série de circunstâncias, tais como a redução de impostos para os fornecedores que criam postos de trabalho com a produção de telefone móvel local. A IDC ainda afirma que o sucesso do desenvolvimento das redes de LTE no Brasil é a chave para o crescimento do país no mercado de smartphones.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.