Venda de smartphones Android supera iOS no segundo trimestre

Por Redação | 08 de Agosto de 2012 às 16h12

Pesquisa divulgada pela IDC nesta quarta-feira (8) mostra que o sistema operacional do Google, o Android, superou - e muito - o iOS da Apple em número de vendas de novos smartphones no segundo trimestre de 2012. Juntas, as duas empresas detêm 85 por cento do mercado mundial.

Market share smartphones Q2

Android e iOS juntas detêm 85% do mercado de smartphones

O levantamento mostra que mais de 104,8 milhões de smartphones com sistema operacional Android foram entregues ao redor do mundo durante o período, representando um aumento de mais de 105% em comparação aos 50,8 milhões de unidades distribuídas no mesmo período no ano passado.

Com o resultado, o Android passa a deter sozinho 68,1% do mercado de smartphones, enquanto a Apple soma 16,9%. Segundo o CNET, a empresa de Cupertino entregou no segundo trimestre 26 milhões de unidades do iPhone ao redor do mundo.

"O Android continua a disparar em todos os ramos", afirmou Ramon Llamas, analista sênior de pesquisa em tecnologia da IDC. "O mercado recebeu diversos modelos de aparelhos Android de várias marcas, os preços se tornaram acessíveis para satisfazer todos os tipos de necessidades orçamentárias e a experiência do usuário criada pelo Google e por seus parceiros foi muito além da simples telefonia".

A pesquisa ainda mostra que o BlackBerry vem apresentando queda de 40,9% durante o segundo trimestre ano a ano, registrando em 2012 4,8 por cento do mercado com 7,4 milhões de unidades entregues. O Symbian distribuiu 6,8 milhões de unidades no trimestre, detendo 4,4% do mercado.

E o maior ganhador do trimestre foi o Windows Phone 7, que viu suas vendas aumentarem 115,3% - de 2,5 milhões de aparelhos distribuídos no segundo trimestre do ano passado para 5,4 milhões no mesmo período.

Ao todo, foram vendidos mais de 154 milhões de smartphones no trimestre, apresentando crescimento de 42,2 por cento em comparação ao ano anterior.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.