Vaio deve lançar smartphone para competir com Sony

Por Redação | 30 de Dezembro de 2014 às 17h55

A linha Vaio de notebooks tornou a Sony famosa neste ramo, e sinônimo de aparelhos de qualidade. No entanto, a fabricante japonesa, que enfrenta uma crise severa no setor de eletrônicos, se desfez da divisão em julho deste ano, como parte de uma reestruturação, para focar na fabricação de dispositivos móveis.

Mas, por ironia do destino, a “filha” vai concorrer com a “mãe”. Isso porque a nova Vaio, que foi comprada por um fundo de investimentos japonês, está trabalhando em parceria com uma operadora chamada Japan Communications, para lançar um smartphone.

Segundo um reporte do site de notícias japonês Nikkei, a companhia deve lançar um aparelho com tela de 5 polegadas, rodando Android, e com foco em um mercado intermediário. O Japão é dividido em dois segmentos, o de alto padrão e o de baixo custo, e a Vaio pretende entrar no meio, oferecendo um smartphone com design diferenciado, mas preço razoável.

O mercado de smartphones já anda bastante saturado, com as gigantes já estabelecidas, como Samsung e LG, e startups chinesas que oferecem bons aparelhos a preços bem abaixo da média, como a Xiaomi. Então será, no mínimo, uma tarefa difícil para a Vaio se estabelecer.

No entanto, sua estratégia pode ser um pouco diferente. O mercado de telecomunicações japonês se prepara para uma fase, já que a partir de maio o governo nipônico exigirá que todos os smartphones vendidos sejam desbloqueados, e com isso muitos usuários migrarão para operadoras virtuais - que utilizam infraestrutura de outras empresas maiores, que são menores mas podem oferecer melhores serviços com bons preços, como é o caso da Japan Communications. Essa medida deve aumentar o número de linhas desse tipo, que pode chegar a 15 milhões em 2016, o que pode representar um bom mercado para a Vaio.

E tudo indica que a Vaio tem pressa, pois um novo aparelho pode ser anunciado logo na próxima semana, durante a CES 2015 em Las Vegas, quando a Sony também pode apresentar o Xperia Z4.

Fonte: http://asia.nikkei.com/Japan-Update/Vaio-to-compete-against-former-parent-Sony-in-smartphones

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.