Touch ID do iPhone 6 ainda pode ser burlado, mas está mais seguro do que nunca

Por Redação | 26 de Setembro de 2014 às 17h46

A Apple trouxe algumas melhorias para o iPhone 6, além da considerável modificação em seu visual. Em relação ao antecessor iPhone 5S, o novo smartphone da empresa apresentou algumas melhorias importantes em alguns de seus principais componentes. É o caso do Touch ID.

O componente que equipa os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus passou por melhorias, já que a versão anterior presente no iPhone 5S tinha alguns problemas de segurança, sendo burlada por um molde do dedo do utilizador, mesmo com muitos testes sendo realizados para aperfeiçoar seu funcionamento.

Para o iPhone 6, os testes em cima do Touch ID foram realizados exaustivamente para checar se o sistema foi realmente melhorado e se tornado mais resistente a manobras para burlá-lo. Esses testes foram realizados em grande quantidade em um elemento específico do sistema que inicialmente conseguiu "enganar" o Touch ID. A conclusão é que ele continua sim vulnerável como acontecia no iPhone 5S.

Porém, Marc Rogers, do Lookout, que realizou repetidas vezes os testes no iPhone 6, afirma que agora o processo está muito mais difícil, visto que o molde criado para simular as impressões está muito mais preciso e foi trabalhado mais cuidadosamente para se obter uma qualidade superior. Muitas das impressões que eram utilizadas para desbloquear o iPhone 5S agora não são suficientes para serem identificadas no novo iPhone.

Os testes realizados por Marc Rogers provaram que o Touch ID ainda possui suas fragilidades, mas que a melhoria em torno do componente foi considerável. Segundo ele, é possível desenvolver mecanismos para destravar o smartphone por meio do Touch ID, mas é certo que estes métodos não estarão nas mãos dos ladrões e criminosos mais comuns.

Levando em consideração que o sistema ainda irá permitir pagamentos e outras funções relacionadas com dados e aplicações, é fácil afirmar que a evolução ocorreu de verdade. Porém, esses novos recursos exigirão que o componente seja ainda mais seguro para não causar problemas como roubo de identidade e acessos não autorizados.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/informacao/touch-id-do-iphone-6-tambem-pode-ser-enganado-mas-e-mais-dificil/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.