Startup anuncia smartphone Android à prova de espionagem

Por Redação | 16 de Janeiro de 2014 às 14h24
Divulgação

Depois que Edward Snowden revelou uma série de documentos secretos, parece estar cada vez mais difícil se esconder da vigilância de governos. Segundo os arquivos do ex-técnico da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), o órgão monitora cerca de cinco bilhões de registros por dia sobre a localização de celulares em todo o mundo, e um outro documento, divulgado nesta quarta-feira (15), mostra que mais de 100 mil computadores podem ser espionados offline através de ondas de rádio.

Agora, a solução para manter a privacidade dos seus dados pode vir de uma startup lá da Espanha. Produzido a partir de uma parceria da Silent Circle, empresa do renomado criptógrafo Phil Zimmerman, com a Geeksphone, conhecida por desenvolver dispositivos com o sistema operacional móvel Firefox OS, o chamado Blackphone promete ser o primeiro smartphone do mundo que, como dizem seus criadores, não pode ser monitorado por agência de inteligência.

De acordo com informações da página oficial do produto, o aparelho vem equipado com o "Private OS", uma versão modificada do sistema Android voltada para privacidade e segurança. O gadget possui um processador "de alta performance", será desbloqueado, sem restrições ou travas de região e terá compatibilidade com qualquer rede GSM.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Os fabricantes afirmam que, graças a esse sistema, será possível fazer e receber ligações de forma segura, além de enviar mensagens de texto e vídeo e armazenar arquivos na memória do aparelho. Tudo isso sem a preocupação de estar sendo espionado ou que algum desses dados vaze na internet.

Resumindo: a ideia principal do Blackphone é ofecer aos usuários "tudo o que eles precisam para garantir privacidade e controle das comunicações, junto com todos os outros recursos de smartphones high-end que eles estão acostumados". No entanto, ainda não se sabe como esse mecanismo de proteção e segurança vai funcionar, nem se o smartphone estará disponível em vários países.

O Blackphone será anunciado oficialmente durante a Mobile World Congress, evento de tecnologia móvel que acontece em fevereiro, na cidade de Barcelona, na Espanha. O celular entrará em pré-venda no dia 24 do próximo mês, mas não foram divulgados os preços e a data de lançamento do produto.

Introduction to Blackphone from BLACKPHONE on Vimeo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.