Sony anuncia seu novo top de linha Xperia Z1 no Brasil. Confira o hands-on

Por Pedro Cipoli | 31 de Outubro de 2013 às 15h05
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

Em evento realizado ontem (30) em São Paulo, a Sony anunciou seu mais novo top de linha no Brasil, o Xperia Z1. O segmento de modelos avançados anda bem aquecido por aqui, e a empresa não perdeu tempo em lançá-lo no país. O aparelho apareceu pela primeira vez na IFA deste ano em Berlim, em setembro. Podemos entender o Xperia Z1 como uma fusão do Xperia Z, equivalente ao Xperia ZQ que é vendido no Brasil, com o Xperia Z Ultra, lançado pouco tempo atrás.

Ele vem com o Snapdragon 800 da Qualcomm, chip que é praticamente padrão nos tops de linha atuais, então não vamos perder muito tempo com essa informação. Porém, dois pontos nos chamaram a atenção mais do que qualquer outra coisa. A primeira delas é a tela. Ok, ela possui resolução Full HD, como praticamente qualquer modelo top de linha, mas a Sony fez um bom trabalho aqui. Imagine o seguinte: se você já passou em uma loja e viu um modelo de TV de última geração da empresa, pense que ela agora está em um smartphone.

Sony Xperia Z1 - 01

Como se trata de um hands-on, não vamos entrar em detalhes técnicos aqui, mas a tela do Z1 mostra um grande avanço em relação à tela do ZQ, combinando a qualidade da reprodução de cores da tecnologia LED, porém sem estourar as cores, com a melhor suavidade de cores de uma tela LCD de altíssima qualidade, como a que vemos em um iPhone 5S ou Lumia 1020. Acreditem, ela é uma forte candidata a bater a tela Super AMOLED da Samsung, vencendo-a em muitos pontos, algo que exploraremos em mais detalhes quando publicarmos o review completo.

Sony Xperia Z1 - 03

O segundo ponto é o design do Z1. Quando analisamos o Xperia Z Ultra, elogiamos o design, mas deixamos claro que o tamanho do aparelho estragava a brincadeira. O Z1 traz a mesma estrutura de vidro do Z Ultra, mas sem ser exageradamente grande, o que o torna não só bonito, mas com uma excelente pegada. Há várias discussões sobre o fato de alguns fabricantes utilizarem plástico em seus modelos top de linha, que faz com que o aparelho pareça "barato". Olhando o vidro do Z1, podemos garantir: ele não parece barato (e não é, como veremos mais adiante).

Sony Xperia Z1 - 04

Mesmo com uma tela de 5 polegadas, ele é consideravelmente maior do que o Galaxy S4, mas é um pouco mais confortável de segurar. Ele é mais "gordinho" também, explicado por sua resistência a água e poeira, já que suas entradas USB, micro SD e do cartão SIM são vedadas. Um pouco mais pesado também, até mais do que estamos acostumados, provavelmente pela combinação da construção de vidro e bateria de maior capacidade (3000 mAh, para sermos exatos. Na análise completa veremos se ela aguentará pelo menos dois dias fora da tomada).

Sony Xperia Z1 - 05

No geral, gostamos do aparelho. É um top de linha que tem a performance de um top de linha e um design, a princípio, inquestionavelmente bonito. Porém, a soma de um aparelho top e preço de lançamento é de R$ 2399. Sinceramente, não esperávamos um preço menor, já que praticamente qualquer fabricante infla o preço de lançamento, que costuma baixar rapidamente com o tempo.

Sony Xperia Z1 - 06

Gostou do Xperia Z1? Conte para nós nos comentários!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!