Smartphones serão utilizados como chaves de quartos em rede de hotéis nos EUA

Por Redação | 28.01.2014 às 11:00

O surgimento dos smartphones não só revolucionou a forma como nos comunicamos, mas também como utilizamos a tecnologia para facilitar nosso dia-a-dia. Atualmente, não são raras as vezes em que ouvimos histórias e "causos" de pessoas que dizem não conseguir ficar longe do aparelho e que sem ele não conseguem sequer viver. Os motivos são inúmeros, mas os relatos apontam que os dispositivos inteligentes já são os principais responsáveis pela solução de várias tarefas e problemas.

Atenta a esse fato, a rede de hotéis e resorts Starwood resolveu oferecer a seus clientes a possibilidade de não só fazer check-in através do smartphone, mas também de utilizá-lo como chave da porta dos quartos. De acordo com o Ubergizmo, o programa ainda está em fase de testes e só foi implementado em dois hotéis: um em Cupertino, Califórnia, e outro no Harlem, Nova Iorque.

Neles, as fechaduras foram equipadas com um dispositivo que faz a leitura, via Bluetooth, de um código de chave que é enviado para o smartphone do hóspede antes que ele chegue ao local, eliminando a necessidade de fazer check-in e enfrentar filas. Para Fritz van Paasschen, CEO da Starwood, a novidade tecnológica transformará o ambiente da recepção, que passará a ser um lugar mais sociável, onde as pessoas se encontrarão para conversar e tomar um drinque. "Acreditamos que isso se tornará um padrão que as pessoas procurarão num hotel", relatou Paasschen ao The Wall Street Journal.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa sueca Assa Abloy AB, especialista em soluções de fechaduras, e é compatível com o iPhone 4S, 5, 5S e 5C, além dos dispositivos Android mais recentes. Através de um porta-voz, a rede de hotéis disse estar otimista sobre o sucesso do programa e espera poder disponibilizá-lo para os mais de 120 estabelecimentos nos Estados Unidos até o fim deste ano.

Leia também: Smartphone: a nova chave da sua casa