Smartphones serão utilizados como chaves de quartos em rede de hotéis nos EUA

Por Redação | 28 de Janeiro de 2014 às 11h00

O surgimento dos smartphones não só revolucionou a forma como nos comunicamos, mas também como utilizamos a tecnologia para facilitar nosso dia-a-dia. Atualmente, não são raras as vezes em que ouvimos histórias e "causos" de pessoas que dizem não conseguir ficar longe do aparelho e que sem ele não conseguem sequer viver. Os motivos são inúmeros, mas os relatos apontam que os dispositivos inteligentes já são os principais responsáveis pela solução de várias tarefas e problemas.

Atenta a esse fato, a rede de hotéis e resorts Starwood resolveu oferecer a seus clientes a possibilidade de não só fazer check-in através do smartphone, mas também de utilizá-lo como chave da porta dos quartos. De acordo com o Ubergizmo, o programa ainda está em fase de testes e só foi implementado em dois hotéis: um em Cupertino, Califórnia, e outro no Harlem, Nova Iorque.

Neles, as fechaduras foram equipadas com um dispositivo que faz a leitura, via Bluetooth, de um código de chave que é enviado para o smartphone do hóspede antes que ele chegue ao local, eliminando a necessidade de fazer check-in e enfrentar filas. Para Fritz van Paasschen, CEO da Starwood, a novidade tecnológica transformará o ambiente da recepção, que passará a ser um lugar mais sociável, onde as pessoas se encontrarão para conversar e tomar um drinque. "Acreditamos que isso se tornará um padrão que as pessoas procurarão num hotel", relatou Paasschen ao The Wall Street Journal.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa sueca Assa Abloy AB, especialista em soluções de fechaduras, e é compatível com o iPhone 4S, 5, 5S e 5C, além dos dispositivos Android mais recentes. Através de um porta-voz, a rede de hotéis disse estar otimista sobre o sucesso do programa e espera poder disponibilizá-lo para os mais de 120 estabelecimentos nos Estados Unidos até o fim deste ano.

Leia também: Smartphone: a nova chave da sua casa

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.