Smartphones modulares da Motorola estão muito próximos de se tornarem realidade

Por Redação | 09.12.2013 às 16:36
photo_camera Motorola

Não faz muito tempo que a Motorola anunciou o Project Ara e o conceito de smartphones modulares. À primeira vista, muitos o consideraram ambicioso demais e praticamente impossível de acontecer. Porém, de acordo com o reportado pelo Ubergizmo, tudo isso pode estar perto de se tornar realidade.

A ideia do projeto Ara da Motorola é dar poder ao consumidor de decidir quais características de hardware seu aparelho celular terá. Tal como ocorre hoje em dia com os desktops, os usuários poderão "montar" o gadget com as especificações que quiserem: processador, memória RAM, câmera, suporte a 4G etc. O conceito, que contradiz completamente o padrão atual da indústria em vender aparelhos "fechados" e com pouquíssimas possibilidades de customização, começou a ser posto em prática com o Moto Maker, um site de personalização em que os usuários podem definir características comésticas do Moto X, o novo aparelho high-end da empresa.

Para Dennis Woodside, CEO da Motorola, o Moto Maker pode ser muito mais do que isso e se transformar na plataforma de vendas dos telefones modulares da empresa. "O protótipo do telefone modular está 'muito próximo' de ver a luz do dia", disse o executivo em entrevista concedida via Hangout. "Ainda há muita coisa a ser feita pelo Ara, mas você pode ver como essa coisa funcionará à medida que estamos disponibilizando mais materiais no Moto Maker. Levaremos isso a toda a nossa linha de produtos daqui em diante", reiterou Woodside sem deixar claro o suficiente se o Ara irá além do estágio de protótipo.

Apesar disso, a Motorola parece ter grandes planos para o Moto Maker – que ainda não tem data de chegada ao Brasil. É esperar para ver.