Sistema de reconhecimento de voz do Firefox OS foi criado por um brasileiro

Por Redação | 29 de Janeiro de 2014 às 17h10

Durante a Campus Party 2014, o vice-presidente da Mozilla Mobile, Andreas Gal, revelou que o sistema de reconhecimento de voz do Firefox OS foi criado por um brasileiro. Sem revelar a identidade do responsável, ele afirmou que o desenvolvedor faz parte de um programa de voluntários espalhados pelo mundo, que ajudam a criar o sistema operacional e melhorar os produtos da empresa.

De acordo com Gal, conforme relatado pelo jornal Folha de S.Paulo, essa parceria com pessoas interessadas é um dos principais diferenciais da Mozilla. Por ser uma companhia pequena, ela não tem condições de competir com os grandes players do mercado mobile. Porém, a ajuda dos desenvolvedores parceiros a torna competitiva e faz com que o Firefox OS tenha melhorias constantes.

Essa abertura se estende a todos os aspectos do sistema operacional, que é de código aberto e está livre para download gratuito. Agora, o próximo passo é contar com essa mesma parceria na produção de aplicativos para o Firefox OS, que já conta com uma vantagem: o uso do HTML5, que exclui a necessidade de refação dos softwares já existentes para iOS e Android.

Em sua apresentação na Campus Party, Gal não poupou elogios ao sistema, chamando-o de leve, barato, aberto e fácil. Segundo ele, o uso do padrão facilita o trabalho do desenvolvimento para várias plataformas já que, caso a compatibilidade não seja total, existem ferramentas disponíveis para fazer a adaptação para outros sistemas operacionais.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.