Screenshots mostram mudanças e novos recursos do BlackBerry OS 10.3

Por Redação | 08.05.2014 às 11:33

A canadense BlackBerry está trabalhando em uma nova versão do seu sistema operacional para celulares, o BlackBerry OS 10.3, e, ao que tudo indica, ele virá com um bom número de novidades.

A empresa está em uma crise sem precedentes, tendo sua parcela de participação de mercado caído bruscamente, principalmente por conta do iPhone e os smartphones Android. Apesar disso, a empresa parece estar bem disposta a mudar o cenário e está trabalhando ativamente para melhorar seus produtos.

Para comprovar isso, a nova versão do sistema operacional virá com algumas mudanças e novos recursos revelados por imagens vazadas na internet. De acordo com o Phone Arena, até agora quatro mudanças foram identificadas, mas outras deverão aparecer em breve.

A primeira é a “Signature Sphere”, que concentra as três ações usadas com mais frequência em aplicativos para que elas sejam acessadas mais rapidamente. A ação mais usada fica em um círculo azul, maior, no meio da tela, e as duas outras ficam dos lados, como na imagem. As demais ficam nos menus, como no Android.

BackBerry OS 10.3

A segunda mudança é na aparência da página inicial. Os ícones não terão mais aquela borda de caixa no nome do aplicativo/ícone. E alguns ícones também foram atualizados - Telefone, BlackBerry Hub, Câmera, Calendário, Mensagens de Texto e Navegador.

BackBerry OS 10.3

Outra novidade é que não haverá mais limite de ícones dentro de uma pasta.

BackBerry OS 10.3

E, por último mas não menos importante, há um recurso que permitirá acessar o menu de configurações rápidas a partir de qualquer aplicativo deslizando os dois dedos para baixo. Com isso, não será mais necessário minimizar o aplicativo que estiver usando para acessá-lo.

BackBerry OS 10.3

Além disso, os designers da empresa estão apostando em um visual mais plano, a nova tendência nos principais sistemas operacionais.

Não se sabe ainda como o mercado reagirá às investidas da empresa para se recuperar, mas os esforços dela são evidentes. Recentemente, dois novos smartphones foram anunciados pela companhia, contrariando rumores de que ela pararia de produzir aparelhos e focaria em softwares e serviços corporativos.