Android 4.4.2 já está disponível para o Galaxy S4 no Brasil

Por Redação | 12.03.2014 às 12:02 - atualizado em 12.03.2014 às 16:28

Após meses de espera, a Samsung finalmente disponibilizou uma atualização que traz o Android 4.4.2 para o Galaxy S4. Até o momento, apenas usuários dos EUA estão recebendo a atualização diretamente nos aparelhos, mas já é possível baixá-la para o Galaxy S4 versão internacional aqui no Brasil.

Embora não traga nenhuma grande mundança estética ou visual, a nova versão do sistema operacional promete deixar o aparelho um pouco mais parecido com o Galaxy S5. Um atalho para a câmera foi adicionado na tela de bloqueio, ícones brancos foram adicionados à barra de notificações e as capas dos álbuns de música são exibidas em tela cheia mesmo quando a tela de bloqueio está ativa. Com relação ao desempenho, a empresa fez algumas melhorias que pouparão o consumo da bateria.

Android 4.4.2 Galaxy S4

A Samsung não se pronunciou sobre a possível chegada da atualização para os Galaxy S3 e Galaxy Note 2. No entanto, ao que tudo indica, a fabricante sul-coreana já estaria preparando a atualização, que seria liberada pouco depois do lançamento para o S4. Com relação ao Note 3, o aparelho deverá começar a receber a atualização nas próximas semanas.

Para realizar a atualização para a nova versão, você deve ir nas configurações do sistema e selecionar "Sobre este dispositivo -> Atualização de Software". Caso não consiga obter a atualização por esse método, você pode optar pelo método do Odin.

Atenção: esse procedimento é apenas para o Galaxy S4 modelos i9500 e i9505. Não tente fazê-lo no Galaxy Note 3! Vale recordar que na instalação manual o usuário deve assumir os riscos envolvidos.

Primeiro, faça o download do firmware brasileiro disponibilizado pelo site SamMobile e depois siga as instruções abaixo:

  1. Descompacte o arquivo zip;
  2. Faça download do Odin v3.07 através deste link;
  3. Descompacte o arquivo Odin.zip;
  4. Abra o Odin3 v3.07;
  5. Reinicie o smartphone em modo download (Pressionando e segurando os botões Home + Power + Volume baixo);
  6. Conecte o smartphone ao computador e espere até o sinal azul no Odin:
    1. Adicione, no campo PDA, o arquivo com final ".tar.md5" que está na pasta da ROM;
    2. Adicione, no campo Phone, o arquivo Modem;
    3. Adicione, no campo CSC, o arquivo CSC;
    4. (Ignore os passos 2 e 3, caso não tenha os arquivos)
  7. Certifique-se de que a opção "Re-partition" esteja desmarcada;
  8. Clique no botão start e espere alguns minutos.

Se tudo ocorrer bem, seu aparelho deverá iniciar com o Android atualizado para a versão 4.4.2. Se ocorrer algum problema durante a instalação, siga os passos abaixo:

  1. Reinicie o aparelho em modo Recovery pressionando os botões Home + Power + Volume alto;
  2. Selecione wipe/factory reset (Atenção: isso apagará todos os seus dados);
  3. Selecione reboot e veja se funciona;
  4. Caso não funcione, retire a bateria e tente ligar o aparelho novamente;
  5. Se mesmo assim não funcionar, repita o processo.