Relatórios afirmam que BB10 falhou em testes de segurança governamentais

Por Redação | 20 de Março de 2013 às 14h44
photo_camera TecnoBuffalo

Testes de segurança realizados pelo governo do Reino Unido com a nova plataforma móvel da BlackBerry (antiga RIM), o BlackBerry 10, indicam que o sistema operacional não é seguro o suficiente. As autoridades afirmam que o BB10 e o firewall do software BlackBerry Balance – que alterna os dados profissionais e pessoais dos usuários – não são capazes de evitar a transferência de informações entre as duas contas. As informações são do Electronista.

A empresa confirmou em nota que o BB10 não passou nos testes de segurança do CESG (Communications Electronics Security Group), mas não informou uma data prevista para a reformulação do software e sua reapresentação para uma nova análise do órgão.

"Nós temos uma relação de longa data com o CESG, e continuamos como a única solução móvel aprovada para ser usada no modo 'Restrito', quando configurado de acordo com as diretrizes do CESG. Este nível de aprovação só é alcançado depois de um longo e rigoroso processo absolutamente necessário, devido ao alto nível de confidencialidade dos dados a serem transmitidos", afirmou a BlackBerry.

Ainda no mesmo texto, a BlackBerry afirmou que está confiante e que continua a trabalhar junto com o CESG para que o BB10 seja aprovado com base nas regras do órgão. A fabricante também acredita que a nova plataforma a ajudará a se consolidar como a solução ideal e mais segura para dirigentes governamentais no Reino Unido e em outros países.

No entanto, contrariando a declaração da fabricante canadense, fontes afirmam que o iOS 6, da Apple, também conseguiu o registro de uso no modo 'Restrito' do governo britânico, mas não com os aparelhos móveis adquiridos pelos próprios funcionários, ou com aparelhos que podem ser usados fora do ambiente dos órgãos governamentais. Especialistas acreditam que a não-aprovação do sistema pelo CESG poderá comprometer o sucesso da plataforma entre empresas e governos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.