RIM apresenta o BlackBerry 10

Por André Fogaça | 04 de Maio de 2012 às 10h00

Anteontem, enquanto estávamos num feriado gelado - para as regiões Sul e Sudeste do país - a RIM trabalhava duro para provar que o BlackBerry 10 é um ótimo sistema operacional. A apresentação ocorreu durante o BlackBerry World 2012, feira que ocorreu até ontem (03) na cidade de Orlando.

Esta é a última esperança da RIM para voltar ao mercado de smartphones ainda neste ano. A apresentação dos recursos foi feita pelo CEO da marca, Throsten Heins, e o foco ficou para a qualidade da câmera, reprodução de vídeos, digitação e fluidez do sistema QNX, o mesmo que está no PlayBook.

O vídeo enterra de vez o teclado físico QWERTY que fez fama nos aparelhos da marca, e que infelizmente não tem mais espaço nos aparelhos com cara cool, que é o que o BlackBerry 10 apresenta. Mesmo com teclado virtual, ele continua com uma cara corporativa que os aparelhos tem hoje, só que sem sentir as teclas no dedo. Só o vidro. Outra novidade para o teclado são as dicas de palavras que ele vai dando enquanto você escreve. Basta jogar a palavra pra cima que ela vai para a frase.

Como o lema da marca agora é a fluidez, e isso ficou claro no tablet da empresa, o hardware que os smartphones carregam deve receber muito combustível. No PlayBook todos os aplicativos abertos rodam ao mesmo tempo graças ao hardware parrudo que ele tem, e isso será replicado para os smartphones.

Tudo isso é lindo e roda perfeitamente - no vídeo. O problema é que a RIM tem que convencer que este sistema operacional é tão bom quanto Android e iOS para os desenvolvedores, e depois para os usuários. Nesse sentido tivemos sistemas operacionais belíssimos que morreram, como o WebOS e o MeeGo.

Será que a RIM volta ao mercado?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.