RIM afirma que irá licenciar o BlackBerry 10 para outras empresas

Por Redação | 14.08.2012 às 09:53

A Research In Motion (RIM) anunciou nesta segunda-feira (13) que seu sistema operacional BlackBerry 10 está praticamente pronto para ser licenciado para outras empresas de hardware. O OS já está em fase de testes finais e deverá ser licenciado em um futuro próximo.

De acordo com o TechRadar, o BB10 foi desenvolvido em cima de um software QNX, que é usado em carros, centros nucleares e robôs militares.

"O QNX já está licenciado no setor automotivo - e nós poderíamos fazer isso com o BB10 se nós quiséssemos", afirmou a Bloomberg Thorsten Heins, CEO da RIM. "A plataforma já pode ser licenciada".

RIM BlackBerry

Licenciando sua plataforma, a RIM tem mais chances de competir diretamente com a Apple e a Samsung

Quando surgiram no começo do mês os rumores sobre o possível licenciamento da plataforma BB10, as ações da empresa subiram aproximadamente 13% e os ganhos foram mantidos por seis dias consecutivos. Será a primeira vez na história da empresa que outras produtoras de hardware irão utilizar seu sistema.

A medida estratégica visa competir diretamente com as líderes do mercado de smartphones, Samsung e Apple. A Samsung, por sua vez, foi cotada para adquirir parte da RIM na última semana, ação esta que foi desmentida pela empresa sul-coreana.

E ainda na última semana, fontes ligadas à IBM afirmaram que a companhia teria "interesse informal" em adquirir algumas divisões da RIM. A companhia teria interesse na divisão que cuida do gerenciamento de e-mails e mensagens instantâneas do BlackBerry.