Quem usa BlackBerry em breve poderá ter dois números em um único aparelho

Por Redação | 12 de Setembro de 2014 às 12h30
photo_camera Engadget

Muitos executivos sabem a trabalheira que é carregar dois celulares, um com o número pessoal e outro com o profissional. Os usuários de BlackBerry, porém, devem deixar de se preocupar com isso bem em breve já que a empresa anunciou a aquisição da Movirtu, uma companhia que opera uma plataforma virtual que permite a atribuição de dois números separados em um único dispositivo.

Em mais um passo rumo à sua reestruturação e a reconquista do mercado corporativo, a empresa canadense revelou que vai integrar a tecnologia da Movirtu ao Enterprise Service, sua plataforma que serve o segmento empresarial. Mais do que isso, a companhia pretende estender suas garras também ao Android e iOS, já que a tecnologia também funciona nestes dois sistemas operacionais e não há nenhuma intenção de torná-la exclusiva.

Os detalhes da negociação, como seu custo ou a nova estrutura das empresas, não foram reveladas, mas a BlackBerry já falou um pouco sobre como tudo vai funcionar depois da junção entre as duas empresas, mostrando que, para quem já utiliza os serviços da Movirtu, pouca coisa vai mudar. As funções permanecerão bastante parecidas e o serviço continuará funcionando de maneira independente, além de ser ligada diretamente ao Enterprise Service.

A mudança entre duas contas é simples e acontece pelo próprio aplicativo. Todo o processamento acontece na nuvem e o usuário pode usar os dois números sempre que quiser, mesmo que tenha o cartão SIM de apenas um deles inserido no aparelho. As contas são separadas, assim como as estatísticas de uso de serviços como chamadas, mensagens de texto e uso de dados para acesso à internet.

A Movirtu também tem uma preocupação especial com os setores de TI das companhias, permitindo que regras específicas sejam aplicadas a cada um dos números. Assim, por exemplo, é possível restringir o acesso a redes corporativas quando o telefone pessoal estiver sendo utilizado ou evitar que os dados do aparelho sejam compartilhados de acordo com a opção selecionada.

São medidas que se encaixam bem no foco da BlackBerry, que tem dado cada vez mais atenção à tendência do “bring your own device”, na qual funcionários cada vez mais preferem levar seus próprios smartphones ao trabalho em vez de utilizarem os fornecidos pela empresa. Agora, com a aquisição, a companhia se aproxima ainda mais esse mercado e facilita a vida de quem não quer mais ficar andando por aí com dois smartphones no bolso.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.