Publicidade

Puzzlephone chegará para competir com Projeto Ara entre smartphones modulares

Por| 01 de Dezembro de 2014 às 12h29

Link copiado!

Puzzlephone chegará para competir com Projeto Ara entre smartphones modulares
Puzzlephone chegará para competir com Projeto Ara entre smartphones modulares

Os smartphones modulares começaram a ganhar maior notoriedade com a aparição do Projeto Ara, que é uma iniciativa interessante do Google e que poderá chegar ao mercado muito em breve. No entanto, o Google não é a única empresa que está apostando nos celulares modulares. Uma companhia finlandesa chamada Circular Devices, que tem sede em Espoo, assim como a Nokia, apresentou seu próprio desenvolvimento do projeto, chamado de Puzzlephone.

O Puzzlephone parece ser um projeto menos ambicioso e complexo do que o Projeto Ara. Isso porque o aparelho da Circular Devices possui três grandes módulos. No primeiro módulo estão a tela LCD, os alto-falantes e a estrutura básica do smartphone. No segundo estão a bateria e a estrutura secundária do dispositivo. Já no terceiro módulo encontram-se o processador e a câmera.

Segundo o The Verge, os desenvolvedores do Puzzlephone destacam a capacidade de personalização que existe tanto no hardware quanto no software. Isso porque a ideia da empresa é abrir a porta para outras plataformas móveis, ainda que o aparelho deverá ser fabricado primeiramente com uma versão personalizada do Android.

Continua após a publicidade

A empresa quer divulgar normas que permitam a todos os fabricantes de hardware desenvolver seus próprios módulos para estes smartphones, de maneira que os usuários possam configurá-los com melhores sensores e diferentes processadores e câmeras. Este conceito de celulares modulares permitirá que o usuário possa melhorar apenas uma parte do celular, ao invés de precisar fazer o upgrade completo do aparelho.

A Circular Devices está trabalhando no projeto desde 2013 e está muito próxima de começar a produção de protótipos funcionais. A empresa planeja lançar o primeiro Puzzlephone no mercado no segundo semestre de 2015, desde que se possa garantir o financiamento e o apoio para tornar o projeto realidade.

Tanto o Puzzlephone quanto o Projeto Ara são tentativas ambiciosas que poderão tornar a indústria de telefonia móvel mais sustentável no longo prazo. Se realmente os smartphones modulares terão sucesso, dependerá da recepção dos clientes e do público, bem como da disponibilidade e facilidade para comprar módulos para os smartphones.