Próximos iPhones poderão criar "super-resolução"

Por Redação | 08 de Maio de 2014 às 16h20
photo_camera Divulgação

Um registro de patente descoberto no escritório de marcas e patentes norte-americano revelou esta semana que a Apple está trabalhando com uma tecnologia que poderá melhorar a resolução de suas imagens sem ter que necessariamente aumentar o número de megapixels.

De acordo com o documento exibido no site Apple Insider, a empresa está fazendo um caminho diferente dos rivais e testando formas alternativas de incrementar o hardware já existente ao invés de simplesmente buscar pela resolução 4K, ou ultra HD, por exemplo.

Super resolução

Para isso, ela criou um sistema de estabilização óptico eletrônico. Utilizado nos testes, ele é capaz de fazer uma bateria de fotos de resolução relativamente baixa em alta velocidade e em diferentes ângulos. Esse conteúdo vai para um processador de imagens que junta todo o material e cria a super-resolução.

A grande diferença é que normalmente são utilizados sensores que detectam movimento da câmera e fazem o ajuste para compensar irregularidades. O novo sistema de estabilização pode criar imagens com qualidade mais alta porque utiliza hardware dedicado em sintonia com software de complexos algoritmos, capazes de corrigir cores e até as famosas imagens tremidas.

super resolução

O sistema de estabilização poderia também calibrar a captação para contrução de imagens de forma ainda mais precisa, utilizando filtros, microlentes e até mesmo fotos alternadas entre resolução "convencional" e super-resolução.

Ainda não se sabe se esse sistema de super-resolução será padrão, já que o esquema apresenta um botão para ligar e desligar o recurso. Como o pedido de patente data de 8 de novembro de 2012, é bem capaz que essa tecnologia já esteja bastante desenvolvida atualmente, o que leva a crer que possa estar presente no iPhone 6 ou no seu sucessor. Como nada foi divulgado oficialmente ainda, fica a dúvida.

Fonte: http://appleinsider.com/articles/14/05/08/future-iphones-may-use-optical-image-stabilization-to-create-super-resolution-images

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.