Próximo smartphone da linha Nexus poderá ser equipado por processador da Huawei

Por Redação | 09.03.2015 às 18:20

De acordo com informações da imprensa chinesa, o próximo smartphone da linha Nexus, que provavelmente será fabricado pela Huawei, poderá ser equipado por processadores da própria fabricante. Ao invés de contar com um processador de alto desempenho da Qualcomm, a Huawei estaria disposta a investir no Kirin 930, da HiSilicon.

A HiSilicon, fundada em 2004, atualmente propriedade da Huawei, gerou mais de US$ 1,4 bilhão em receitas em 2013. A empresa ainda caminha para figurar como uma das grandes fornecedoras de chips para dispositivos móveis. No entanto, a companhia conta com boas alternativas de processamento e o Kirin 930 certamente é a melhor delas. É bem provável que o próximo smartphone da Huawei, o Ascend P8, que deve ser lançado em abril, seja equipado com o chip. Assim, poderemos ter uma ideia de como a fabricante pretende criar a próxima geração do Nexus.

O Kirin 930 é construído sobre um processo de 16nm, melhor do que o processo de 20nm utilizado pela Qualcomm no Snapdragon 810. O chip ainda conta com oito núcleos, sendo que quatro são Cortex-A57 e quatro Cortex-A53. Além disso, seu clock é 2 GHz e SoC de 64 bits. O processador ainda promete suportar câmeras com sensores de até 32 MP de resolução.

Em resumo, o Kirin 930 soa como um dos melhores chips do mercado atualmente. Equipar o próximo Nexus parece ser uma jogada acertada da companhia chinesa. Enquanto isso, o HiSilicon deverá contar com mais fabricantes para aumentar sua participação no mercado móvel. No entanto, apenas o fato de estar presente em um Nexus, do Google, já traria uma grande visibilidade para os chips da empresa.

Fonte: http://www.phonearena.com/news/Upcoming-Nexus-smartphone-could-use-Huaweis-Kirin-930-processor_id66995http://www.tudocelular.com/android/noticias/n50987/linha-nexus-podera-receber-processador-kirin.htmlhttp://www.gizmochina.com/2015/03/09/huawei-made-g