Próximo iPhone pode ter sistema NFC

Por Redação | 11 de Abril de 2014 às 18h12
photo_camera Divulgação

Ao que tudo indica, a Apple parece que finalmente vai ceder ao movimento do mercado e incluir o sistema NFC (Near Field Communication – Comunicação de Campo Aproximado) no próximo modelo do iPhone. As informações são do TechCrunch, que cruzou alguns dados, vazamentos e opiniões de analistas. A Apple, que já tem patentes registradas para o uso de tecnologia NFC em seus aparelhos, ainda não colocou o sistema em nenhum gadget, algo que já se tornou padrão em aparelhos com o sistema Android.

Agora, o analista Ming-Chi Kuo, altamente considerado pelo mercado quando o assunto é Apple, acredita que não existem mais motivos para que a marca deixe a tecnologia de lado na próxima atualização de sua linha de smartphones.

A informação faz ainda mais sentido com a eminente chegada do iWatch, lançamento em que o analista também aposta todas as suas fichas. A inclusão de NFC no iPhone traria um impacto enorme no mercado de pagamento mobile: a entrada da marca poderia gerar a popularização definitiva do sistema.

Segundo rumores publicados pelo Wall Street Journal, a equipe da Apple estaria trabalhando em peso na criação de um sistema de carteira virtual para aparelhos móveis, mais um ponto que indicaria a adesão ao sistema NFC.

O CEO da Apple, Tim Cook, já havia declarado no ano passado que a criação do Touch ID com a implementação de biometria no iPhone teve como principal motivação a segurança do usuário na hora de realizar pagamentos pelo telefone. Quem sabe, a Apple esteja implementando elementos separadamente para, em breve, unir todas as novas ferramentas com um só propósito.

Até pouco tempo atrás, especialistas dividiam opiniões sobre a falta do sistema nos aparelhos da Maçã: enquanto alguns acreditam que a carcaça de alumínio poderia interferir no sinal, outros apostavam que a Apple não via ainda um mercado pronto para o uso de pagamentos sendo feitos por meio de dispositivos móveis.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.