Processador de 64-bits do iPhone 5S não é quad-core, diz especialista

Por Redação | 19.09.2013 às 14:55

O famoso processador de 64-bits do iPhone 5S da Apple é dual-core, de acordo com a conceituada revista online especializada em hardware AnandTech. "As ferramentas que contam os núcleos o consultam [sistema operacional], então o SO retorna o número de unidades lógicas da CPU e ele [iPhone 5S] só retornou duas", disse Anand Lal Shimpi ao CNET, referindo-se à unidade de processamento central.

Então quer dizer que a Apple está contrariando uma tendência? Para Anand, não exatamente. Ele afirma que existem outras maneiras de conseguir um aumento de performance sem precisar impor um processador quad-core. "Definitivamente não é a única maneira de chegar ao desempenho ideal para um telefone". Ele continuou: "Atualmente, fora do espaço da Apple, é meio difícil vender um telefone emblemático sem quatro núcleos".

Mas a Apple parece ter tirado isso de letra. Em praticamente todos os reviews que vimos do iPhone 5S até agora, ninguém reclamou sobre lentidão. O próprio CNET disse que "o iPhone 5S e seu novo processador A7 parecem pelo menos duas vezes mais rápidos do que o A5 e A6". John Gruber, do Daring Fireball, foi mais longe ao falar da velocidade do novo smartphone: "Para colocar isso em contexto, o iPhone 5S bate o meu MacBook Pro de 15 polegadas de 2008".

O próprio Anand Lal Shimpi escreveu em seu site que "o dual-core A7 é o [chip] mais rápido que testamos em SunSpider, ultrapassando até mesmo o Qualcomm Snapdragon 800 e o ARM Cortex A15. O especialista se estende e explica que dois núcleos mais rápidos ainda são melhores para a maioria das aplicações do que quatro núcleos rodando em frequências mais baixas, e cita o Moto X como exemplo.

Vale lembrar que o A7 é o primeiro projeto de 64-bits baseado em ARM para smartphones. A novidade deve ajudar no desempenho de jogos e outros aplicativos que forem otimizados para trabalhar com o novo processador. Mas a Apple também incluiu outros truques no iPhone 5S para torná-lo mais rápido, como um motor gráfico melhorado.

Teste de performance Java iPhone5S

A suíte de benchmark SunSpider tem como objetivo medir o desempenho do JavaScript em tarefas relevantes. Aqui, o CNET compilou o desempenho de alguns smartphones, e as menores barras significam melhor desempenho

Leia também: Samsung não quer ficar para trás e promete lançar telefones com chips de 64-bits