Primeiros reviews do iPhone 5 são positivos: 'o melhor upgrade da empresa'

Por Luciana Zaramela | 20.09.2012 às 17:00

Sempre que uma empresa grande lança um novo produto no mercado, rola aquele buzz por parte da comunidade de jornalistas, blogueiros, usuários e entusiastas de tecnologia. Com a Apple não foi diferente. Assim que o evento de apresentação do iPhone 5 chegou ao fim, a empresa ofereceu alguns exemplares do aparelho para que jornalistas e blogueiros pudessem fazer o hands on e um review. Houve um consenso: o iPhone 5 é realmente incrível.

Enquanto muita gente, na expectativa de ver algo mais futurista que o concorrente Samsung Galaxy SIII, sentia-se entediada com as novas funcionalidades do iPhone, acreditando (pelas fotos e vídeos até então lançados na mídia) que o upgrade não valia a pena, a Apple já imaginava o barulho positivo que o novo aparelho ia causar antes mesmo de chegar às prateleiras.

Confira o vídeo oficial de apresentação do iPhone 5, legendado em português:

De modo geral, os reviews acerca do iPhone 5 fazem do aparelho o maior vencedor de opiniões positivas entre todos os gadgets já lançados.

Scott Stein, da CNET, diz que "este é o iPhone que sempre quisemos ter". E emenda: "é, absolutamente, o melhor iPhone até o momento e garante seu lugar no topo do universo dos smartphones". Segundo ele, as pessoas ficarão chocadas ao ver o novo smartphone, principalmente por sua leveza e beleza.

David Pogue, do The New York Times, já fala bem da câmera. Para ele, ela é "a melhor câmera já colocada dentro de um smartphone". E o design, então, é colocado nas alturas. Segundo ele, o aparelho é lindo, principalmente no modelo escuro, com aquele brilho 'preto-no-preto'. O corpo de vidro com alumínio faz o iPhone 5 se parecer com um Stealth Bomber. O catálogo de aplicativos está muito melhor, mais ajustado e bastante diversificado.

MG Siegler, do TechCrunch, resume bem o que achou do aparelho ao escrever que "o iPhone 5 brilha em todos os sentidos". Para ele, este é o melhor upgrade que a Apple já lançou para seus smartphones.

No The Telegraph, Shane Richmond afirma que o iPhone 5 é uma versão ainda melhor do seu antecessor, justamente pelo fato de ser muito mais rápido e leve. Para ele, é o smartphone mais bonito que já inventaram.

A conexão LTE foi muito bem recebida por todos que colocaram as mãos em um iPhone 5. Mas também, não é para menos, dada a sua incrível velocidade. Walt Mossberg, colunista do The Wall Street Journal, diz que a velocidade do iPhone 5 está 10 vezes mais rápida que a do seu antecessor, o iPhone 4S. Para ele, a Apple conseguiu melhorar um produto que já era excelente.

Para o site Engadget, Tim Stevens elogia o iPhone 5 como um "primor de design". Para ele, o modelo também é o melhor que já existiu.

Vincent Nguyen, do SlashGear, faz uma revisão completíssima do smartphone e conclui dizendo que "o iPhone 5 é um dos melhores smartphones presentes no mercado atual". Para ele, o aparelho é mais rápido, mais suave, possui uma senhora câmera, é mais simples e direto que os concorrentes. E por ser mais simples e direto, será mais útil.

Rich Jaroslovsky, da Bloomberg, elogia a espessura e a leveza do aparelho, que nem assim deixa de ter um corpo sólido, com um design bonito. A velocidade é o ponto mais positivo, mas ele achou que o telefone esquenta um bocado na parte traseira quando roda o app de GPS. Mesmo assim, o iPhone 5 é o smartphone mais incrível do mercado, para ele.

Fazendo um apanhado geral das reclamações publicadas pelos jornalistas e blogueiros que puseram as mãos em um iPhone 5, não houve, praticamente, nada avassalador ou extremamente criticado.

Muitos concordam em um ponto: o novo carregador da Apple pode não agradar àqueles que possuem outros gadgets da Maçã, pois é incompatível com todos os aparelhos já vistos até aqui. Mas isso não chega a ser um ponto negativo para o iPhone, que já bateu um recorde estrondoso de pré-vendas nos Estados Unidos. A Apple realmente sabe como cativar o público e, mais uma vez, se deu bem com o lançamento do novo smartphone.

De modo geral, o Mapas desapontou por não oferecer mapas de trânsito. De qualquer maneira, isso pode ser contornado por aplicativos de outros desenvolvedores.

O Apple Maps não foi totalmente aprovado por Walt Mossberg, mas não por ser um aplicativo impreciso ou pesadão, e sim por apresentar uma visão com muito mais zoom que as do Google, dando a impressão de "vazio" na tela. É preciso reduzir o zoom toda vez que isso acontecer.

Os fones de ouvido também foram elogiados, nem tanto pelo novo formato anatômico, que para muitos não fez tanta diferença, mas principalmente pela qualidade sonora. Vincent Nguyen escreveu que houve melhoras significativas no quesito 'graves'. As frequências médias e agudas estão também mais claras e bem definidas, adicionando mais detalhes à música e às chamadas de voz.

O iOS 6 foi bem recebido pelos críticos. Um sistema familiar e ao mesmo tempo com tantas novidades agradou à maioria. Mas não é um sistema que diverge tanto assim de seus antecessores. Qualquer pessoa que já esteja acostumada com o iOS não vai notar nenhuma característica "de outro planeta" no novo sistema.

Já a tela do iPhone 5 não foi um grande alvo de críticas, como ocorreu aqui no Brasil. Alguns gostaram da tela um pouco maior, outros nem sequer tocaram no assunto. Mas ninguém fez comentários negativos a respeito de seu tamanho, nem a compararam, de maneira inferior, com a de outros smartphones.

O que realmente faltou no iPhone 5 foi, de fato, a tecnologia de campo aproximado, ou NFC. Provavelmente, para acomodar o sistema NFC, o iPhone ficaria mais espesso e, talvez pelo fato de tal tecnologia ainda não ter se popularizado no mundo, a Apple tenha preferido deixar as coisas como estão. Apesar de ser uma tecnologia bem elogiada nos dispositivos da Samsung, ainda não é muito utilizada pelos seus proprietários... então, foi tecnicamente descartada desta versão do iPhone.

Em síntese, a Apple nos trouxe um telefone ainda mais fino e mais flexível em uso que seu antecessor, e sem sacrificar as melhores características do iPhone 4S. É impossível atender a todos os requisitos dos usuários, como é impossível agradar a todos e criar o smartphone perfeito. Mas, ao que indicam as revisões dos norte-americanos, o iPhone 5 é o smartphone mais próximo da perfeição até o momento.