Primeiro celular comercial em Braille inicia vendas no Reino Unido

Por Redação | 21.05.2014 às 12:39

A empresa londrina OwnFone começou a vender o que seria o primeiro celular Braille comercial. Desenvolvido com o uso de uma impressora 3D, o telefone está disponível, por enquanto, apenas no Reino Unido, de acordo com notícia da BBC.

O smartphone vem com o conhecido alfabeto Braille, destinado aos deficientes visuais, com alto relevo no teclado, e está disponível ao preço de 60 libras, o equivalente a cerca de R$ 223.

Como o aparelho foi criado graças ao uso de uma impressora 3D, Tom Sunderland, criador e idealizador do projeto, diz ser possível customizar o teclado de acordo com as necessidades de cada um, e até mesmo personalizar os botões com acesso pré-programado.

"O telefone pode ser personalizado com dois ou três botões pré-programados para ligar para os amigos, familiares, cuidadores e serviços de emergência", comentou o inventor.

Assim fica mais fácil para deficientes visuais ligarem diretamente para amigos, familiares, etc. Outros telefones em Braille foram desenvolvidos anteriormente, mas este seria o primeiro a ser criado para fins comerciais.

Fonte: http://www.bbc.com/news/technology-27437770