Pesquisadores indianos desenvolvem o primeiro smartphone em Braille do mundo

Por Redação | 21.05.2013 às 16:54

A nossa relação com smartphones e tablets se tornou tão intensa que é praticamente impossível não olharmos de minuto em minuto a tela do nosso aparelho, responder mensagens e acompanhar a atualização de nossos amigos nas redes sociais. Mas, e se você não pudesse enxergar? Pesquisadores indianos desenvolveram o protótipo do que poderá ser o primeiro modelo de smartphone em Braille do mundo, o Braille Phone.

No começo, os celulares e até os primeiros modelos de smartphones eram equipados com um teclado físico que permitiam que as pessoas com deficiências visuais pudessem memorizá-los, algo que deixou de existir com a geração de smartphones touchscreen. O objetivo por trás do Braille Phone é permitir que os aplicativos móveis e funções do aparelho apareçam em Braille para os deficientes visuais, garantindo assim uma navegação mais simples por seus recursos.

O aparelho foi desenvolvido por Sumit Dagar e sua startup está sendo incubada no Center for Innovation Incubation and Entrepreneurship na cidade de Ahmedabad, Índia. Dagar é aluno de pós-gradução do Instituto Nacional de Design e teve a ideia de criar o novo dispositivo ao perceber que, até então, a indústria móvel tem se voltado apenas para o grande público, e esquecido das pesssoas com necessidades especiais.

Braille Phone

Foto: Divulgação

Segundo o TG Daily, a tela do Braille Phone é equipada com uma série de pinos que sobem e descem dependendo do texto apresentado em uma mensagem ou aplicação, permitindo que os usuários possam realizar a leitura da tela com o seu toque. "A resposta durante os testes tem sido imensa. Ele surge muito mais como um companheiro do que como um telefone celular para o usuário. Pretendemos fazer versões mais avançadas do dispositivo em um futuro próximo", explicou Dagar.

A equipe de Sumit Dagar planeja lançar comercialmente o Braille Phone até o final de 2013 e acredita-se que o dispositivo custará aproximadamente US$ 185 (R$ 377).