Pesquisa: celulares fazem a economia de países conectados crescer mais rápido

Por Redação | 26.11.2012 às 11:37
photo_camera Mashable

Estudos recentes afirmam que os celulares têm feito com que as economias mundiais cresçam cada vez mais rápido e não é apenas porque as pessoas precisam estar empregadas para conseguirem comprar os aparelhos. Um levantamento da GSM Association, em parceria com a Cisco e a Deloitte, revela que o crescimento com a ajuda dos celulares se deve à quantidade de informações e dados que circulam, aumentando a eficiência e a produtividade.

Ainda segundo a pesquisa, o acesso à internet também tem contribuído para este crescimento econômico, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. A Associação fez uma análise sobre a substituição da conexão 2G pela 3G, mais rápida e eficiente, e seus reflexos na economia.

Entre 2008 e 2011, os pesquisadores analisaram 96 países (desenvolvidos e em desenvolvimento) e identificaram que quando um país realizou a mudança de pelo menos 10% de sua rede sem fio para o 3G, ele registrou, em média, um aumento de 0,15 pontos percentuais em seu PIB (Produto Interno Bruto). Em uma análise separada sobre 14 outros países entre 2005 e 2010, os pesquisadores encontraram que a duplicação da transferência de dados móveis gerou um aumento de 0,5 pontos percentuais no PIB do país.

Celulares países em desenvolvimento

Reprodução: Mashable

No entanto, a análise ainda é muito ampla. Países como Reino Unido, Rússia e Coreia do Sul, onde a adoção da conexão 3G é maior, registraram um aumento em seu PIB de pelo menos um ponto percentual. Enquanto isso, a Índia ainda não registrou nenhum crescimento com base no uso da conexão da terceira geração, já que o país começou a receber o 3G somente no ano passado.

"O aumento comprovado do PIB com base no uso de internet móvel de alta velocidade ressalta a necessidade de aumentar os investimentos em redes sem fio, bem como o aumento nos investimentos governamentais, incluindo a alocação de um espectro adicional", afirmou Dr. Robert Pepper, vice-presidente de política global de tecnologia da Cisco.

Atualmente, existem um bilhão de usuários 3G no mundo todo. Os dados apresentam aumento de mais de um terço em comparação ao levantamento realizado em 2011.