Pesquisa: Apple é a marca de smartphones preferida entre os brasileiros

Por Redação | 05.11.2014 às 15:47
photo_camera INC

Uma pesquisa realizada pela MeSeems constatou que a Apple é a marca de smartphones favorita entre os brasileiros. De acordo com o estudo, a fabricante de eletrônicos americana alcançou a preferência entre 36% dos entrevistados. Bem de perto, em segundo lugar, ficou a sul-coreana Samsung com 31% da preferência entre os consumidores. A Motorola, recém adquirida pela Lenovo ficou com a terceira colocação com 15%.

Os dados do relatório indicam que, na hora de escolher um novo aparelho, a maioria das pessoas (56%) leva em consideração o design, funcionalidades e ecossistema. O custo-benefício ficou como item essencial para 43%, enquanto que para 48% a reputação da marca também conta. Neste caso, os iPhones registraram o maior grau de satisfação na pesquisa.

De acordo com dados da consultoria Kantar Worldpanel, os produtos da Apple ocupam o segundo lugar entre as vendas de smartphones no Brasil, superando dispositivos com Windows Phone, mas perdendo para celulares equipados com Android.

A pesquisa da MeSeems avaliou a opinião de 12.088 pessoas, entre 16 e 70 anos, dos quais 67% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com seus smartphones. Mesmo assim, a troca de aparelhos é frequente: cerca de 39% disseram comprar um smartphone pelo menos uma vez por ano. Apenas 10 em cada 100 entrevistados informaram gastar mais de R$ 2.000 em um telefone móvel, enquanto 18% afirmaram desembolsar entre R$ 901 e R$ 1.200. Apenas 2% escolheram dispositivos que custam menos de R$ 300.

Alguns hábitos referentes ao uso dos smartphones também foi averiguado na pesquisa. Entre os entrevistados, 92% usam as redes sociais em seus aparelhos como função principal. Vídeos e fotos são vistos na tela dos aparelhos de 74%, e 72% utilizam seus celulares para trocarem mensagens, e-mails e fazer ligações. O estudo da também MeSeems constatou que os aplicativos pagos ainda não são populares - apenas 8% dizem comprar apps com frequência para seus aparelhos. Em 41% dos casos há mais de 20 apps instalados no gadget do consumidor.

Outro dado interessante é referente ao uso contínuo dos smartphones. Cerca de 27% dos entrevistados disseram consultar seu aparelho a cada minuto. Entre as pessoas com até 20 anos, o número chega a 43%.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2014/11/apple-e-a-marca-de-smartphones-preferida-dos-brasileiros-diz-pesquisa.shtml