Pesquisa: 21% dos usuários Android migraram para o iPhone neste ano

Por Redação | 12.11.2013 às 13:24
photo_camera Divulgação

Um estudo recente divulgado pela empresa de pesquisas Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mostra que, neste ano, cresceu o número de usuários que decidiram trocar seus aparelhos Android por um iPhone. Saiu no Übergizmo.

De acordo com o relatório, 21% dos novos usuários de iOS eram donos de dispositivos com a plataforma móvel do Google até setembro de 2013, mês em que a Apple lançou os novos modelos de seu smartphone, o iPhone 5S e 5C. No mesmo período do ano passado, quando a companhia lançou o iPhone 5, apenas 16% migraram para o sistema operacional da Maçã.

Apesar do aumento, o número de compradores de iPhone está diminuindo porque aparelhos mais básicos ainda têm uma grande fatia do mercado mundial de telefonia. Isso inclui celulares comuns, sem funções de smartphone ou loja de aplicativos, telefones Android mais simples e produtos da BlackBerry, que perderam espaço graças ao avanço das plataformas do Google, Apple e Microsoft (Windows Phone).

Outro motivo que impede a expansão em massa da Maçã é que a companhia não tem o costume de lançar dispositivos para todos os tipos de público. Com exceção do recém anunciado iPhone 5C, a versão mais barata e colorida de seu smartphone, os modelos mais recentes do topo de linha da empresa não chegam ao mercado por menos de US$ 400, como destaca Mike Levin, cofundador da CIRP.

Além disso, apenas 6% dos usuários mais antigos da Apple trocaram seus iPhones pelos novos 5S ou 5C. No ano passado, 12% dos donos de iPhone 4S trocaram seus aparelhos pelo iPhone 5.

A pesquisa da CIRP foi baseada em entrevistas com 400 novos usuários de iPhone nos Estados Unidos. O estudo completo pode ser acessado neste link (em inglês).