Pesquisa: 1 em cada 5 pessoas usa smartphone quando vai ao banheiro

Por Redação | 14 de Dezembro de 2013 às 14h16
photo_camera Divulgação

Um levantamento da Nielsen, conduzido pela Associação Mobile Marketing (MMA), revela alguns hábitos cada vez mais comuns na vida dos usuários de smartphones.

De acordo com a pesquisa, 47% das pessoas utilizam seus celulares antes de dormir e 36% logo após acordar. Além disso, 21% dos donos de dispositivos móveis fazem uso de seus aparelhos quando estão no banheiro, 24% enquanto assistem à TV, 55% em momentos de espera (no médico, cinema ou no trânsito) e 16% durante as refeições.

O estudo destaca que conhecer todos estes dados pode ajudar as empresas a lançar campanhas que envolvam ainda mais a utilização de aparelhos móveis, já que o acesso à internet através desses produtos cresceu rapidamente nos últimos anos.

"São esses detalhes que darão ao anunciante uma condição estratégica muito mais favorável na hora de incrementar suas campanhas", diz Fabiano Destri, Diretor da MMA para América Latina. "Em que momento seu consumidor está navegando pelo celular? O que ele busca quando acessa seu aparelho? Quais os aplicativos que mais usa e quando usa? Respondendo a essas perguntas, vamos munir as marcas com informações para que elas tomem decisões objetivas".

Os dados da Nielsen ainda apontam que o smartphone já é a principal forma de acesso à internet para 25% dos usuários, que incorporaram o dispositivo em seu cotidiano na hora de realizar tarefas domésticas, assistir televisão e até efetuar compras - entre setembro e outubro, 13% dos donos de celular compraram algum produto pelo aparelho, sendo que 37% admitiram que já deixaram de comprar em uma loja depois de fazer consultas pelo telefone e 22% visitaram um estabelecimento físico pela influência de uma propaganda mobile.

"Mesmo sabendo que é fundamental se comunicar com o consumidor pelo canal móvel, as marcas ainda traçam caminhos desconhecidos, e é este o momento de captar o máximo possível de informação. Cada marca deve conhecer o seu público específico para traçar formatos de engajamento certeiros, já que o celular é o objeto mais individual que existe", explica Destri.

O relatório também mostra que 40% dos usuários utilizam seus smartphones para ler notícias através de navegadores e 10% por meio de aplicativos, enquanto que 24% fazem uso das duas opções para o mesmo objetivo. Além disso, 40% preferem jogar games por apps contra 11% dos que optam pelo navegador, e 13% por ambos. Já nas redes sociais, 35% acessam pelos apps, 19% entram pelo navegador e 31% por ambos.

A ferramenta mais usada no celular é o Facebook, que aparece em 94% dos celulares. Em segundo lugar aparece o WhatsApp (53%), seguido pelo Instagram (36%), Skype e Twitter (35% cada).

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!