Nova atualização do Firefox OS traz novos recursos e funcionalidades

Por Redação | 09.05.2014 às 09:07

Usuários do Firefox OS já podem comemorar. A Mozilla disponibilizou nesta quinta-feira (8) a nova versão de seu sistema mobile para os desenvolvedores: o Firefox OS 1.3. Além disso, a empresa revelou que já há um aparelho disponível no mercado que vem com a nova versão do sistema de fábrica, o ZTE Open C.

De acordo com informações do The Next Web, há novas e empolgantes funcionalidades tanto para o usuário comum quanto para os desenvolvedores. Agora o Firefox OS possui suporte ao dual-SIM dual-standby (DSDS), o famoso recurso que possibilita o uso de 2 chips no mesmo aparelho, algo que está pipocando no mercado já faz algum tempo.

Novidades para os usuários

Os aspirantes a fotógrafos certamente gostarão desta nova versão do sistema. É que a atualização trouxe o autofoco contínuo e suporte a flash, porém, tudo isso depende da compatibilidade do aparelho em que o sistema está rodando. A galeria também ganhou melhorias e agora o seu conteúdo pode ser organizado pelo mês em que as imagens foram adicionadas e exibir informações gerais de um arquivo, tais como última modificação, tipo do arquivo, tamanho, etc.

Agora também ficou mais fácil escutar suas músicas preferidas. Os controles de áudio ficam disponíveis na barra de notificação e na tela de bloqueio. O usuário também poderá escutar rádio com o auto-falante do aparelho.

Controles de música

A opção de agrupar seus aplicativos automaticamente em seções separadas por Social, Jogos, Música e outros também está disponível. Através do clique em uma dessas categorias, os aplicativos instalados surgirão, além de uma outra lista de aplicativos sugeridos para a instalação.

Conversar com seus amigos por texto também ficou mais fácil. Agora, o Firefox OS vai mudar de SMS para MMS automaticamente ao inserir uma imagem ou vídeo. Você também poderá salvar rascunhos e solicitar o certificado de envio das mensagens e de leitura.

Mensagens MMS também podem ser enviadas para endereços de e-mail a partir da nova atualização. Além disso, a empresa adicionou o suporte a notificações de e-mail e POP3 e a transferência de múltiplos arquivos via Bluetooth.

Por fim, ficou mais fácil deslizar a tela para lá e para cá, com a melhoria do scrolling do sistema. Por fim, o desempenho geral do sistema foi melhorado e agora os aplicativos carregam com muito mais velocidade. Não menos importante, a versão 1.3 traz consigo o suporte nativo a dezenas de novas linguagens, incluindo o Português do Brasil.

Para os desenvolvedores

A nova versão do sistema adiciona novas funções para os desenvolvedores, tais como WebGL, asm.js e WebAudio. O suporte a aplicações NFC também foi adicionado, como o WebNFC API.

Esta versão tem como base a engine Gecko 28, incluindo diversas novas WebAPI's como o WebNFC API. Entre as novas APIs, há a SpeakManager, que permite ao desenvolvedor acesso aos alto-falantes do aparelho em questão e que ele altere funções como o rádio FM, por exemplo. Vale destacar a WebIccManager API, que fornece o suporte para múltiplos chips SIM.

Para mais detalhes sobre a atualização como um todo, a Mozilla disponibilizou um release oficial com todas as novidades neste link aqui.