Notícia falsa leva usuários a colocarem iPhones no micro-ondas

Por Redação | 18.09.2014 às 17:35
photo_camera Reprodução

Supostamente anunciada pela Apple, o Wave é uma nova funcionalidade dos iPhones com iOS 8 que, na teoria, seria capaz de recarregar o celular sem a necessidade de plugá-lo à tomada. Em vez disso, o sistema agora utilizaria micro-ondas para realizar a tarefa, o que significa que você precisa colocar o dispositivo no forno por alguns minutos. Parece bizarro? Com certeza. Mas, ainda assim, a ideia está pegando muita gente por aí.

Trata-se da mais nova piada que está sendo aplicada sobre os usuários dos celulares da Apple um pouco menos inteirados sobre a tecnologia. O hoax vem sendo espalhado desde a noite desta quarta-feira (17) por meio de redes sociais como o Facebook. Seu autor não foi identificado, mas acumulam-se as fotos de iPhones destruídos após a aplicação do suposto método de recarregamento.

iPhone micro-ondas

Não é preciso dizer que a ideia não funciona. Colocar o celular, seja ele qual for, no micro-ondas, é sujeitar-se a um sério risco de explosão, além de garantir a completa destruição do telefone e, possivelmente, também do próprio forno. Por enquanto não existem relatos sobre danos mais sérios relacionados à prática, mas apenas a morte dolorosa do iPhone, para muita gente, já é um problema grave o suficiente.

Como explica o site Inquisitr, o hoax utiliza uma das técnicas mais velhas do mundo das enganações, apostando na ansiedade geral por grandes novidades tecnológicas. Nesse caso, a bola da vez é o lançamento do iOS 8 e a chegada do iPhone 6, o que estaria levando muita gente a acreditar piamente em qualquer coisa que é dita por aí, sem pesquisar ou nem mesmo pensar se tais informações realmente são verdadeiras.

iPhone micro-ondas

Não ajuda muito o fato da imagem original que promove o Wave ser extremamente parecida com uma oficial da Apple e contar também com um texto convincente. De acordo com a piada, trata-se de uma função ativada automaticamente assim que o usuário atualiza seu dispositivo para o iOS 8, permitindo que o celular seja totalmente carregado com apenas um minuto e meio de forno ligado.

Não é nem mesmo assim que o recarregamento de dispositivos sem fios funciona. Os dispositivos oficiais que realizam esse tipo de coisa dependem de bases próprias, nas quais os aparelhos devem ser colocados para que tenham a bateria renovada por indução. Por isso, jamais coloque o iPhone ou nenhum equipamento eletrônico no micro-ondas.