Nexus 5 pode ser primeiro smartphone com nova tecnologia de foco pós-foto

Por Redação | 03 de Outubro de 2013 às 13h08

Segundo os últimos rumores sobre o Nexus 5, o próximo smartphone do Google que será fabricado pela LG, tudo indica que ele terá uma câmera de 8 megapixels, o que não parece nada de mais. Mas essa câmera pode ser mais impressionante do que imaginamos a princípio, com a tecnologia MEMS.

A informação surgiu de alguns logs do aparelho, em que é mencionado um componente referenciado como imx179. Basta uma busca rápida no Google para ver que o imx179 é justamente a câmera MEMS que falamos, fabricada pela Digital Optics.

Sendo assim, já sabemos que a câmera do Nexus 5 terá 8 megapixels, abertura f/2.4, sensor de 1/3.2 e tecnologia MEMS.

A tecnologia MEMS permite realizar um foco 7 vezes mais rápido que as câmeras atuais e tirar fotos em sequência bem rapidamente. O mais legal sobre isso é que, por tirar essas fotos tão rapidamente, essa sucessão de imagens permitirá que, se o objeto não estiver se movendo rápido demais, você realize o foco na imagem

depois de tirá-la

, e não antes. De certa forma, funciona como as famosas câmeras Lytro.

Tudo isso é possível graças a uma tecnologia que utiliza apenas uma peça que se move eletrostaticamente para focalizar a foto. A tecnologia atual (Voice Coil Motors) depende de diversos componentes móveis deslocados por magnetismo que causam imperfeição e falta de precisão.

Além das melhorias nas fotos em si, a nova tecnologia é extremamente eficaz quando o assunto é consumo de energia. Uma lente MEMS funciona com apenas 1 mW, quantidade centenas de vezes menor do que a de lentes VCM.

Então, se os rumores se confirmarem, o Nexus 5 será o primeiro smartphone do mundo com tecnologia MEMS e, consequentemente, aquele que tira fotos mais rapidamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.