Nexus 5 pode ser primeiro smartphone com nova tecnologia de foco pós-foto

Por Redação | 03 de Outubro de 2013 às 13h08

Segundo os últimos rumores sobre o Nexus 5, o próximo smartphone do Google que será fabricado pela LG, tudo indica que ele terá uma câmera de 8 megapixels, o que não parece nada de mais. Mas essa câmera pode ser mais impressionante do que imaginamos a princípio, com a tecnologia MEMS.

A informação surgiu de alguns logs do aparelho, em que é mencionado um componente referenciado como imx179. Basta uma busca rápida no Google para ver que o imx179 é justamente a câmera MEMS que falamos, fabricada pela Digital Optics.

Sendo assim, já sabemos que a câmera do Nexus 5 terá 8 megapixels, abertura f/2.4, sensor de 1/3.2 e tecnologia MEMS.

A tecnologia MEMS permite realizar um foco 7 vezes mais rápido que as câmeras atuais e tirar fotos em sequência bem rapidamente. O mais legal sobre isso é que, por tirar essas fotos tão rapidamente, essa sucessão de imagens permitirá que, se o objeto não estiver se movendo rápido demais, você realize o foco na imagem

depois de tirá-la

, e não antes. De certa forma, funciona como as famosas câmeras Lytro.

Tudo isso é possível graças a uma tecnologia que utiliza apenas uma peça que se move eletrostaticamente para focalizar a foto. A tecnologia atual (Voice Coil Motors) depende de diversos componentes móveis deslocados por magnetismo que causam imperfeição e falta de precisão.

Além das melhorias nas fotos em si, a nova tecnologia é extremamente eficaz quando o assunto é consumo de energia. Uma lente MEMS funciona com apenas 1 mW, quantidade centenas de vezes menor do que a de lentes VCM.

Então, se os rumores se confirmarem, o Nexus 5 será o primeiro smartphone do mundo com tecnologia MEMS e, consequentemente, aquele que tira fotos mais rapidamente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.